19 municípios têm mais eleitores que habitantes


O Piauí tem 19 municípios com mais eleitores que população. A maioria desses municípios tem um colégio eleitoral pequeno, entre 3 mil e 4 mil eleitores, mas existem casos onde o eleitorado ultrapassa as 9 mil pessoas, como o do município de Nazária, distante 30 quilômetros da capital. É justamente na cidade onde se encontra a maior distorção entre população e eleitorado no Piauí. Em Nazária há 1.048 eleitores a mais que habitantes.

Os municípios de São Fêlix do Piauí e de Bocaina, também se destacam, com 869 e 781, respectivamente, mais eleitores que habitantes.

As informações foram obtidas no site do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) e são referentes ao mês de abril deste ano. De acordo com o corregedor regional eleitoral do TRE-PI, desembargador Valério Chaves, a distorção pode ocorrer por vários motivos, entre eles, a defasagem dos dados populacionais fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que são de 2014, e ainda a transferência de eleitores promovida por pré-candidatos interessados em se eleger naquele município.

“Outra razão é a questão da transferência em ano eleitoral. Você sabe que, às vezes, intensifica muito a transferência de (eleitores) por candidatos interessados em ser votados em certa região, aí transfere eleitores para municípios do seu interesse, aí, isso aumenta o número de eleitores e, às vezes, ultrapassa a população da área do município. Acontece muito isso. E há desencontro de dados também, porque a checagem dos dados do Tribunal demora com os dados do IBGE, isso ocorre”, explica o desembargador Valério Chaves.

Mas o corregedor eleitoral frisa que não como o TRE identificar os casos onde a transferência é ocasionada por ação de pré-candidatos. “São exemplos que a gente está dando, mas ninguém pode dizer que em município tal aumentou porque houve transferência, nós não podemos afirmar isso. Isso são previsões que a gente levanta que podem ocorrer”, ressaltou o desembargador.

O corregedor informou ainda ao Diário do Povo que pode haver alteração nessa lista dos 19 municípios com distorção entre eleitorado e população no Piauí. Segundo ele, até o início de julho revisões eleitorais podem corrigir a diferença. Foi o aconteceu, de acordo com Valério Chaves, com seis outros municípios do estado que também apareciam com mais eleitores que população.

“Em seis já foi feita revisão e essa distorção foi resolvida. Porque o TSE recomenda que nos municípios onde o número de eleitores for superior 80% da população, que os tribunais façam a revisão eleitoral, então, a revisão que houve, foram em Jatobá do Piauí, Aroeira do Itaim, Sebastião Barros, Coivaras, Pau D’arco do Piauí, Novo Santo Antônio”, disse.


Diário do Povo

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem