O Piauí é a unidade da federação que está mais perto de concluir o processo de biometria para as eleições. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o estado conta com quase 94% de eleitores cadastrados.
Do outro lado da moeda está o Rio de Janeiro, que é é um dos estados que tem o menor percentual de cadastrados. O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, explicou a importância e praticidade do procedimento, que é rápido e adiciona mais uma camada de segurança ao processo de votação.
“As digitais coletadas garantem que cada pessoa seja única no Cadastro Eleitoral, afastando a possibilidade de um eleitor se passar por outro na hora de votar. Esse é um procedimento que reforça a segurança de todo o processo eleitoral e da sociedade”, afirmou em entrevista coletiva.
Os eleitores de todos os estados podem conferir se suas biometrias já foram registradas no site da Justiça Eleitoral.
O TRE-RJ indica que os eleitores fluminenses que não estejam biometrizados devem procurar, o quanto antes, um dos 165 cartórios eleitorais ou uma das 18 Centrais de Atendimento ao Eleitor, das 11h às 17h. É necessário levar documento de identificação com foto e comprovante de residência.
Para aumentar o acesso ao serviço, será realizada esta semana uma ação, em parceria com a concessionária o Metrô do Rio de Janeiro, a MetrôRio. Dez guichês de atendimento do TRE-RJ estarão entre esta terça-feira (23/01) e quinta-feira (25/01) no interior do Acesso C da estação Carioca/Centro, das 9h às 15h, para realizar o cadastramento biométrico.
Diretora-geral do TRE-RJ, Eline Iris convida os eleitores para que se antecipem e façam o cadastramento antes da reta final do prazo, que termina em 8 de maio, e também vale para outros serviços referentes à situação eleitoral.
“Queremos evitar as tradicionais filas de última hora, até porque a coleta de biometria aumenta essa procura. O ideal é antecipar”, finalizou.
Fonte: Portal OitoMeia