A Câmara de Vereadores de Vila Nova do Piauí realizou nesta sexta-feira (30), a 8ª Sessão Ordinária e foi conduzida pelo presidente Casa Legislativa, vereador Deijano Lima.
Na sessão foram apresentados e votados requerimentos, a Lei de Diretrizes Orçamentárias e foi discutido também o Regime de Previdência Própria do município.
O vereador Enéas Abreu apresentou o requerimento de número 028/2023. O parlamentar pede que sejam instalados redutores de velocidade do tipo quebra-molas (lombadas) na rua projetada, sendo um próximo ao bar do Brito. O segundo redutor é para ser próximo à residência do senhor Totonho.
Ele justificou que a instalação dos redutores serve para reduzir o número de acidentes, melhorar a trafegabilidade e trazer mais tranquilidade para as pessoas.
O requerimento nº 029/2023 do vereador Dorgy Lima, solicita ao Poder Executivo Municipal que seja contratada e regularizada a transmissão de canais de televisão do Piauí no município de Vila Nova.
Os parlamentares da Câmara de Vereadores de Vila Nova do Piauí colocaram em votação a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
Sobre o sinal de transmissão, o prefeito Belim, presente na sessão, destacou que adotará as providências necessárias para a resolução do problema. Na ocasião também declarou que quando houver disponibilidade de recursos as providências serão tomadas no tocante a instalação de redutores de velocidade no locais citados, bem como em outros pontos do município.
Na sessão ordinária foi discutido o parcelamento da dívida da Prefeitura sobre o Regime de Previdência Própria. O relator foi o professor Gilberto Brito, que é presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Vila Nova do Piauí (SINSERV-PI). “A responsabilidade é da Prefeitura Municipal”.
O professor Welhito, presidente do Vila Nova Prev, também usou a tribuna da Câmara para fazer esclarecimentos sobre o parcelamento do Regime por parte da Poder Executivo Municipal. O presidente se dispôs a prestar quaisquer esclarecimentos sobre o Vila Nova Prev.
O secretário de Educação Flávio Sousa, destacou que a gestão está trabalhando para atingir melhores índices.
O prefeito Belim ao retomar o uso da palavra destacou que a Prefeitura está sacrificada porque tem que injetar muito dinheiro do FPM para complementar o pagamento dos professores. “Estamos investindo com recursos da Prefeitura para que no próximo ano a gente consiga melhorar os índices e consequentemente termos mais recursos. Até o final do meu governo quero deixar tudo organizado”, disse.
Além dos vereadores da Casa e do prefeito, a sessão contou com a presença do vereador Verenilson, presidente da Câmara de Campo Grande do Piauí. O mesmo é pastor da Igreja O Brasil Para Cristo.
A 8ª sessão ordinária foi a última do primeiro semetre de 2023. A Casa entra em recesso e só deve retomar os trabalhos legislativos no mês de agosto.
Os requerimentos e a LDO foram aprovados.
A sessão foi transmitida pelo canal do Youtube da Câmara de Vila Nova do Piauí e pode ser assisitida na íntegra pelo endereço https://www.youtube.com/watch?v=9fzB8hU8ydQ