Vila Nova | 3ª Sessão Ordinária do 2º período Legislativo é realizada com aprovações de leis; Veja!

Com Regime de Urgência, dois Projetos de Lei foram apreciados e votados.



A Câmara Municipal de Vila Nova do Piauí, localizada na Av. Santo Antonio, 210, realizou na manhã desta última sexta-feira, 23/03, a 3ª Sessão Ordinária do 2º período da 6ª legislatura.


Os trabalhos foram presididos pelo vereador Deijano Raimundo de Lima (MDB) e contou com a presença de oito dos nove vereadores do município, tendo ausência justificada do Vereador Roberto Moura(PSB).


Na presente sessão, após abertura dos trabalhos, foi posto em Pauta a seguinte ordem do dia:

1) Leitura da Ata da Sessão anterior;
2) Apresentação de dois projetos de lei (04 e 05/2018) do Poder Executivo;
3) Votação do Regime de Urgência para os dois Projetos de Lei;
4) Apresentação do Projeto de Lei 06/2018 do Executivo
5) Matérias apresentadas posteriormente a fixação da ordem do dia.



Iniciando, foi feita a leitura da Ata da 2ª Sessão Ordinária do 2º período da 6ª legislatura, pelo 1º Secretário, Vereador Flávio Sousa(PSB). Após a leitura, a Vereadora Adenilda Bento(PP) faz indagações sobre a matéria/reportagem da Sessão anterior, relatando segundo ela, equívoco quando se trata dos votos (abstenções) por parte dos vereadores oposicionistas, na votação.

Clique aqui e veja a Matéria da 2ª Sessão Ordinária.

Plateia ouvinte na 3ª Sessão Ordinária
Prosseguindo a pauta, foram apresentados os dois Projetos de Lei do Executivo, sendo o Nº 04/2018 que dispõe sobre: Autorização de realização do Teste Seletivo Curricular e Entrevistas ou posterior Concurso Público para os cargos de necessidade para a Administração e da outras providências, devidamente justificado em razão do Tribunal de Contas do Estado do Piauí não aceitar a contração de pessoal sem a devida realização de pelo menos o referido Teste. 


Prosseguindo, foi apresentado o PL Nº. 05/2018 que dispõe sobre a constituição do Serviço de Inspeção Municipal, contribuindo para que o município, que ainda não dispõe de um Serviço de Inspeção Sanitária, possa constituí-lo. O Projeto de Lei contempla o Serviço de Inspeção Municipal  para os produtos de origem animal. 


Plateia ouvinte na 3ª Sessão Ordinária
Após a apresentação dos dois Projetos de Lei, foi lido, apreciado e votado o Regime de Urgência Simples, devidamente amparado pelo Regimento Interno da Casa Legislativa. Em tempo, a vereadora Adenilda Bento indagou a votação do regime de urgência, alegando que toda lei, por menor que seja, deve ser discutida, etc. O vereador presidente Deijano Lima colocou em votação o Regime de Urgência, tendo 05 (cinco) a favor (Adelino Oliveira, Adonelys Araújo, Bibia de Benicío, Flávio Sousa e Severo Sousa) e 02 votos contra (Adenilda Bento e Luís Acelino).

Após a aprovação do Regime de Urgência, foi posto em votação os dois Projetos de Lei (04 e 05/2018), tendo 05 (cinco) a favor (Adelino Oliveira, Adonelys Araújo, Bibia de Benicío, Flávio Sousa e Severo Sousa) e 02 votos contra (Adenilda Bento e Luís Acelino).

Prosseguindo a sessão, foi feita a inscrição para uso da palavra (Discursos), onde foram inscritos os vereadores: Adelino Oliveira(PSB), Adonelys Araújo(PSB), Flávio Sousa(PSB) e Adenilda Bento(PP).


Antes de cada discurso, o vereador Presidente Deijano Lima ressalta que está disponível na Casa Legislativa para apreciação/discussão e posterior votação na próxima Sessão, o Projeto de Lei que dispõe sobre o Sistema Único de Assistência Social-SUAS e dá outras providências, onde foi lido pelo 1º Secretário Vereador Flávio Sousa, os principais tópicos.

Ouça cada discurso abaixo:

Vereador Adelino Olveira (PSB)
Ouça discurso na íntegra: ||||

Vereador Adonelys Araújo
Ouça discurso na íntegra: ||||

Vereador Flávio Sousa
Ouça discurso na íntegra: ||||

Vereadora Adenilda Bento
Ouça discurso na íntegra: ||||

Após as falas de cada parlamentar inscrito, o Presidente da Câmara Deijano Lima, em sua fala de encerramento, lamenta a morte precoce de seu primo João Paulo, vítima da insegurança e violência que assola nossa região, pediu ainda justiça às autoridades, onde ressalta sua participação na 1ª Audiência Pública sobre Segurança em Fronteiras, no dia anterior (22/03). Ainda em sua fala e a pedido dos vereadores Roberto Moura, embora ausente, Flávio Sousa, Adonelys Araújo e Adelino Oliveira, solicitou que ninguém, mesmo com porte de arma, adentrasse ao recinto portando arma de fogo. Confrontado pelo Segurança pessoal da vereadora Adenilda Bento, o presidente justifica seu pedido devido aos demais vereadores terem lhe comunicado.


Sem mais para o momento, agradeceu aos presentes na Sessão, aos ouvintes do Rádio, comentou ainda sobre a Audiência de Segurança Pública, se sentindo frustado pelo não comparecimento de representante do Estado, enfim, clamou por Justiça. Após breve comentário da vereadora Adenilda Bento, onde, além de justificar a ausência do Secretário de Segurança do Piauí, Fábio Abreu, se solidarizou com a família do jovem João Paulo pela partida repentina. Logo em seguida, foi declarada encerrada, sob aplausos, a 3ª Sessão Ordinária do 2º período legislativo.

Quer assistir a Sessão na íntegra, em vídeo?

||||

Reportagem Portal Vila Nova Notícias
Fotos: Jota Ferreira/Cidade na Net

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem