Universidade Aberta do Piauí começa funcionar em Vila Nova!

Uma conquista de dez anos de lutas das lideranças comunitárias e políticas.


Começa a funcionar a Universidade Aberta do Piauí(UAPI) na cidade de Vila Nova, pequeno município do semiárido piauiense, conquista obtida após dez anos de lutas das lideranças comunitárias e políticas. Aproveitando a determinação do Governador Wellington Dias de expandir o Ensino Superior no interior do Estado na implantação de 60 Polos da UAPI. Com parceria da SEDUC/UESPI/FAPEPI. 


Com aula inaugural em 04/11/2017, acadêmicos do Curso Bacharelado em Administração do Polo “Tiago José Leal” de Vila Nova do Piauí, estão frequentando quinzenalmente os Encontros Presenciais aos sábados, através do Canal Educação, sistema EaD.

Inicialmente, a Primeira Turma é composta por 29 alunos advindos dos municípios de Vila Nova(07), São Julião(03), Alagoinha do PI(03), Mons. Hipólito(01), Francisco Santos(03), Picos(09) e de Campo Grande do PI(03).


Destaca-se as lideranças locais, professor Totonho da Associação RadCom pelo convênio da construção do prédio; dos ex-vereadores Eustáquio Lima e Antonio Tiago atual vice-prefeito; ex-prefeito Zé Navez(doação do terreno); do deputado estadual João de Deus Sousa, do então Secretário Estadual de Educação Antonio José Medeiros, da deputada Federal Rejane Dias(licenciada) e atual Secretária de Estado da Educação. Apoio imprescindível do prefeito municipal, o professor Edilson Brito.

Vale ressaltar que, o funcionamento começou na Unidade Escolar Luiz Ubiraci que tem como Diretora Ignez Maria da Silva, coordenadora do Polo UAPI, Josimar Elpídio de Brito - Tutor à Distância. No suporte Técnico o jovem Marcos Antonio Silva Leal e como Mediador Antonio Manoel, supervisor de Ensino da rede estadual Municipal.


“Vila Nova do Piauí tem muito que comemorar nos seus 22 anos de Emancipação Política, porque a educação municipal conta do Ensino Infantil à Universidade! É muito trabalho e compromisso em favor da população Vilanovense e até da região”. – Avalia o professor Totonho, que modesta parte, idealizador da luta.

Reportagem: Portal Vila Nova Notícias.com 
Edição de Imagem: Robert Kleber

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem