Prefeitura de Vila Nova encerra VI Semana do Bebê com ações da assistência social e caminhada contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes

Prefeitura de Vila Nova encerra VI Semana do Bebê com ações da assistência social e caminhada contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes

Durante todo o dia desta sexta-feira, 26, a secretaria municipal de Assistência Social de Vila Nova do Piauí, através do Centro de Referência de Assistência Social-CRAS e em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente-CMDCA, Conselho Tutelar e Secretaria Municipal de Educação realizaram ações conjuntas em alusão ao dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes.
As atividades fizeram parte da VI Semana do Bebê que acontece desde segunda-feira, onde a Prefeitura de Vila Nova realizou uma vasta programação para reforçar o compromisso de instituições e da sociedade com a primeira infância.
E para encerrar a VI Semana do Bebê, todos os envolvidos na ação – gestores, profissionais, gestantes, mães, crianças e os adolescentes, participaram de uma caminhada que tomou a principal avenida da cidade. A caminhada saiu do Ponto de Cultura Cidade Poesia em direção à Igreja Católica, no centro da cidade.
E trouxe como ênfase a autoproteção de crianças e adolescentes contra o abuso e a exploração sexual, ressaltando a importância da denúncia e notificação dos casos de suspeita ou confirmação da violência sexual. Com faixas e cartazes, a atividade relembra o 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Para a presidente do Conselho Tutelar de Vila Nova, Elizangela Silva, a caminhada é de extrema importância para que o poder público e a sociedade pautem a temática da violência e do abuso sexual contra as crianças e adolescentes. “Precisamos discutir essa temática todos os dias, pois a violência e o abuso sexual são violações dos direitos humanos que comprometem o desenvolvimento dessa parcela da população”, afirmou.
O prefeito Edilson Brito, participou do evento e ressaltou que apoia e busca políticas públicas que garantam os direitos das crianças e adolescentes em Vila Nova. “É com alegria que apoio as ações da semana do bebê, para que os nossos munícipes tenham uma saúde, cultura e educação de qualidade. Estamos trabalhando diuturnamente pelo desenvolvimento de Vila Nova; contem sempre comigo”, disse.
O vice-prefeito Antônio Tiago, também participou da caminhada e deixou seu recado. “Eu juntamente com Edilson tivemos a honra de votar, ainda como vereador a lei que instituiu a Semana do Bebê em Vila Nova. É uma semana importante, pois a criança de hoje e o adulto de amanhã, por isso precisamos pensar ações que desenvolvam este público” disse.
A primeira dama e secretária de Assistência Social, Ana Carolina, reforçou o compromisso da pasta com a causa. “Vivenciamos várias atividades como filmes, capoeira, balé, danças, durante a semana.  E para encerrar, uma caminhada pelos direitos da criança e do adolescente, como também pela paz. Peço aos adolescentes que aqui estão presentes que em casa obedeçam aos pais, participem das atividades escolar e extraescolar. Finalizo pedindo as crianças e nossos adolescentes que não deixem ninguém atrapalhar o sonho de vocês; vamos manter viva as informações e ações que foram realizadas  e recebidas esta semana”, pontuou.
Para a secretária de Saúde, Almerinda Luz, a VI Semana do Bebê foi um sucesso “Levamos às crianças a alegria e a diversão, mas também a orientação de cuidados com a saúde. Levamos cidadania e a quem merece e precisa. Estamos felizes e realizados com o resultado desse trabalho em equipe. Quero aqui aproveitar para agradecer a cada um dos envolvidos, que contribuíram para a realização desse trabalho”, pontuou.
A Secretária de Educação, Edinete Brito, disse estar satisfeita com o sucesso da semana deste ano e com o empenho de todos os profissionais envolvidos nas inúmeras atividades.
 
A assistente social, Cleide Leal, que acompanhou todas atividades falou durante a caminhada “Estamos aqui em alusão ao Dia 18 de maio, nós sabemos que a sociedade em geral se mobiliza contra o abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, em Vila Nova não é diferente. O nosso município sempre está em defesa dessa questão que assola sobra todas as classes sociais. Na pessoa do gestor Edilson Brito e em parceria com todas as secretarias do governo municipal, abraçamos a causa e desenvolvemos atividades preventivas ao longo desta semana”, finalizou.
Dentre outros participaram também da caminhada, os vereadores, Adonelys Araújo, Dejano Lima, Flávio Sousa, o ex-prefeito Arinaldo Leal, o ex-vice prefeito Adão Frutuoso e o secretário de Governo Erivan Brito.
Veja como foi a Semana do Bebê em Vila Nova:
–Prefeitura de Vila Nova realiza grande festa em homenagem às mães e abre a VI Semana do Bebê
– Ações da secretaria de Saúde marcam 2º dia de atividades da VI Semana do Bebê em Vila Nova do Piauí; veja fotos
-Cultura realiza diversas atividades no 4º dia da VI Semana do Bebê em Vila Nova do Piauí; veja fotos

CLIQUE NAS FOTOS PARA AMPLIAR

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem