Literatura: ALERP empossa o escritor Francisco de Assis Sousa. Veja fotos!

Novo acadêmico é conduzido à mesa de honra.

Em solenidade realizada na noite de ontem, 11, no auditório “Desembargador Edvaldo Pereira de Moura”, a Academia de Letras da Região de Picos (Alerp), deu posse a um novo imortal. O professor e escritor Francisco de Assis Sousa assumiu a cadeira número 6, cujo patrono é Alberto de Moura Monteiro e, estava vaga desde a morte do acadêmico Luís Bernardes de Lima em 12 de outubro do ano passado.
 Imagem: Prof. Francisco de Assis Sousa
O acadêmico Odorico Carvalho conduz Geovânia Sá, esposa do neófito.(Imagem:Prof. Francisco de Assis Sousa)O acadêmico Odorico Carvalho conduz Geovânia Sá, esposa do neófito.
A posse de Francisco de Assis Sousa foi conduzida pelo presidente da Alerp, poeta Vilebaldo Rocha, e contou com a presença de vários convidados, dentre os quais dez acadêmicos, profissionais liberais, familiares e amigos do novo imortal.
 Imagem: Portal é notícias
Novo acadêmico presta o juramento.(Imagem:Portal é notícias)Novo acadêmico presta o juramento.
Durante a solenidade, o ator Jesualdo declamou algumas poesias de Francisco de Assis, enquanto a psicóloga Graça Moura fez um relato da história e do trabalho literário do novo imortal.
 Imagem: Portal é notícias
Discurso de posse(Imagem:Portal é notícias)Discurso de posse
Depois de receber o manto das mãos de sua esposa, Geovânia Sá Assis, e prestar juramento, o novo imortal fez uso da palavra. Aproveitou para agradecer pela aprovação do seu nome e se comprometeu a trabalhar pelo fortalecimento da academia.
 Imagem: Portal é notícias
Um grande número de acadêmicos compareceram ao evento.(Imagem:Portal é notícias)Um grande número de acadêmicos compareceram ao evento.
Francisco de Assis Sousa foi eleito para a cadeira número 6 da Alerp em  votação realizada no dia 28 de janeiro deste ano. Natural da vizinha cidade de São Julião, o novo imortal tem 45 anos idade, é professor da rede pública de ensino e já lançou quatro livros.
 Imagem: Portal é notícias
Várias pessoas prestigiaram o evento(Imagem:Portal é notícias)Várias pessoas prestigiaram o evento
Concorreram à vaga o escritor Francisco de Assis Sousa, que obteve 18 votos e foi eleito, e o poeta picoense João Carlos, que teve dois votos. No total, 20 imortais participaram do processo eleitoral depositando seus votos de maneira presencial ou via e-mail.
Imagem: Portal é notíciasOdorico Carvalho fez as honras da casa.(Imagem:Portal é notícias)Odorico Carvalho fez as honras da casa.
Perfil

Francisco de Assis Sousa tem 45 anos, é natural de São Julião-Piauí e casado com a professora Geovânia de Sá Assis. Ao longo de sua carreira literária já publicou quatro livros. A Margem Esquerda do Rio (poesia, 2007); Sorria, enquanto é tempo! (Crônicas, 2011); Filhos do Asfalto (Crônicas, 2014) e O visionário (Ensaio biográfico, 2014).
 Imagem: Prof. Francisco de Assis Sousa
Conjunto da obra do prof. Francisco de Assis Sousa(Imagem:Prof. Francisco de Assis Sousa)Conjunto da obra do prof. Francisco de Assis Sousa
É graduado em Letras-Português (UESPI), especialista em Linguística (UFPI), Literatura Brasileira, Planejamento e Política Educacional (URCA) e atualmente está concluindo mestrado em Ciência da Educação pela Universidade Lusófona de Lisboa, Portugal.

Fonte: Jornal de Picos e Portal é notícias - via tvverdescampossat.com

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem