Hoje 14 de dezembro, Vila Nova do PI completa 21 anos de emancipação política!

Nesta quarta-feira 14 de dezembro de 2016, o município de Vila Nova do Piauí completa 21 anos de emancipação política, desmembrada de Padre Marcos.


No dia 14 de dezembro de 1995 através da Lei Estadual nº 4.810, sancionada pelo então governador Mão Santa. 

Vale lembrar que, o projeto de lei foi apresentado pelo então deputado estadual Homero Castelo Branco. Também teve o apoio dos deputados Warton Santos e Humberto Reis.

Bandeira do Município de Vila Nova do Piauí - Foto: Livro 02 Anos Governo da Comunidade

A exemplo de Vila Nova do PI, foram emancipados nesta mesma data de 14 de dezembro, os municípios de Francisco Macedo e de Belém do PI.

A luta buscando a emancipação política iniciou-se em junho de 1994, coordenada por um grupo de lideranças: professor Totonho-Primeiro Ex-Prefeito, o jornalista Antonio Lisboa, Xavier Leal, Francisco Dantas(Nena) e ainda pelos vereadores na época: Benício Isidório de Abreu e Reinaldo Jovelino da Silva, vereadores da Data São João na Câmara Municipal de Padre Marcos; a prefeita de Padre Marcos era a Neide Macedo.

Brasão do Município de Vila Nova do Piauí - Foto: Livro 02 Anos Governo da Comunidade

O plebiscito foi realizado no dia 1º de outubro de 1995, oportunidade em que 95% dos eleitores dos povoados São João Batista e de Vila Nova(Km 64), votaram a favor da emancipação política da Data São João, tornando município, com o nome de Vila Nova do Piauí.

Veja matéria sobre os Símbolos municipais, estaduais e nacionais, clicando aqui
Saiba mais sobre nosso município, clicando aqui


Fonte: Profº. Antonio Manoel
Imagem: ASCOM ACDVN

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem