Vila Nova lança novo Portal Institucional na Internet com acesso ao portal da transparência; Veja



A prefeitura de Vila Nova lançou no inicio desse mês, o Portal do Institucional do Município na Internet. Através do endereço www.vilanovadopiaui.pi.gov.br, o internauta já tem acesso a inúmeras informações sobre Vila Nova, atividades do Executivo Municipal e às contas públicas.

A criação do portal institucional de notícia na prefeitura foi sob a coordenação da Associação Piauiense de Municípios (APPM) que dá o apoio necessário ao cumprimento integral da Lei de Acesso à Informação. O portal institucional dá acesso também ao portal da transparência. Além de informações e de ter utilidade pública o portal foi criado para cumprir uma exigência legal. De 11 de abril a 09 de maio o Ministério Público Federal (MPF) fará um diagnóstico dos municípios que estão cumprindo com a lei da transparência e Vila Nova já se encontra com tudo publicado e organizado.

O presidente da APPM, Arinaldo Leal, destaca o que já foi feito nesses três anos da criação do Portal da Transparência pela associação municipalista. 125 municípios aderiram à iniciativa da APPM buscando adequar-se à Lei.

“Primeiro criamos uma plataforma para que os municípios pudessem publicizar seus atos administrativos como manda a Lei. Agora estamos dando subsídios para que cada município tenha seu site institucional de maneira independente, com o acesso mais fácil ao cidadão”, revela Arinaldo Leal.

O procurador geral do Ministério Público de Contas, Marcos André, parabenizou a iniciativa da APPM em buscar junto a todos os órgãos de controle as soluções para os problemas que surgem. “Esse trabalho preventivo é fundamental e sabemos das dificuldades dos municípios, mas se 90% das prefeituras prestam contas em dia elas também podem alimentar a Transparência”, relata. O procurador também disse que o TCE-PI unificou os requisitos para a Transparência de acordo com o que pede o MPF.

O portal contem informações variadas e permite uma interação maior entre Executivo e a comunidade, abrindo espaço para a participação da população para sugerir, criticar e encaminhar reivindicações aos diversos setores da prefeitura.

O radialista Iago Sousa destaca agilidade que o Portal do Município vai oferecer, com atualizações on-line, inclusive com amplo espaço para a divulgação de notícias e atos oficiais do Executivo que viemos publicando como sempre em outros portais.

ACESSE AGORA:

http://www.vilanovadopiaui.pi.gov.br/

Fonte: ASCOM Municipal

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem