Ex-vereador Chico Elias é homenageado em sessão fúnebre na Câmara de Vila Nova do Piauí


A Câmara de Vila Nova do Piauí realizou neste sábado (18), a sessão fúnebre em homenagem ao ex-vereador Francisco Elias da Luz.
O ato foi presidido pela vereadora, Irmã Eliésia.


Chico Elias, como era popularmente conhecido, tinha 77 anos. Ele faleceu nesta sexta-feira (17), por volta das 11h, em sua residência, situada na localidade Alto Alegre.

Na tribuna da Casa, o prefeito Manoel Bernardo, o Belim, se solidarizou com a família enlutada.


“Francisco Elias era uma pessoa íntegra que conheci. Quero saudar a todos, ao ex-prefeito Totonho que foi prefeito na época em que Chico Elias era vereador e aos demais vereadores que legislaram com ele no final da década de 90. Quero saudar os atuais vereadores. É um momento difícil para nós, principalmente para os familiares que perdem um amigo de todos, que exerceu com muita garra o que ele fazia. Ficamos de coração partido”, disse Belim.

Totonho que foi prefeito na época também prestou suas homenagens.


“Externo aqui à família, os nossos sentimentos e condolências. Hoje é um momento de tristeza porque nossa comunidade está perdendo uma pai de família e uma liderança. O ex-vereador Chico Elias fez parte da primeira legislatura. Era um cidadão determinado e só gostava de fazer as coisas bem feitas. Sou testemunha. Francisco Elias era um batalhador forte para conquistar a emancipação política de Vila Nova”, destacou o ex-prefeito. “Era uma pessoa amiga, sincero, positivo […]”, lembrou Totonho.

Reinaldo Jovelino foi presidente da Câmara na legislatura de Chico Elias.


“Um homem que queria contribuir de todas as formas para Vila Nova ficar independente. Digo isso porque acompanhei de perto todos os passos para nossa independência, onde somávamos força. Naquela ocasião criamos um grupo de pessoas em forma de líderes e Francisco Elias encabeçava aquela região do KM 64, da BR 316, dando-nos suporte”, recordou o ex-presidente da Casa.

Margarida, neta de Chico Elias, fez a leitura de sua biografia, ao tempo em que cumprimentou a Câmara de Vereadores, o prefeito e ex-prefeito, e agradeceu pela homenagem.


Francisco Elias da Luz nasceu no dia 28 de agosto de 1945. Era filho de Elias Antônio da Luz e Antônia Josefa de Jesus. Chico Elias era o mais velho dos nove fiilhos.

Casou-se com Joaquina Adália de Jesus em 1965 com quem teve 4 filhos: Madalena, Joaquina de Jesus, Irene Joaquina de Jesus, Helena Joaquina de Jesus e Francisco Ambrósio da Luz (in memoriam).

“Durante seu mandato foi responsável pela aquisição de várias obras, dentre elas, poços tubulares e colégios. Ficou afamado por defender com vigor suas opiniões, pela sua honestidade e pelos cuidados com o próximo. Deixou um legado que será recrutado por suas filhas, seus sete netos e cinco bisnetos, irmãos sobrinhos e amigos. Uma história honrosa que orgulha a família”, disse a neta durante a leitura da biografia

Chico Elias foi vereador entre os anos de 1997 a 2000 e exerceu também as profissões de pedreiro, carpinteiro e pecuarista.

Da atual da legislatura estiveram presentes além da presidente da sessão, os vereadores Adonelys Araújo, Crégio França, Enéas Abreu, Miquéias Carvalho, Flávio Sousa (atual secretário de Educação) e Gilberto Leal.

Na sessão, várias autoridades municipais entre secretários, lideranças políticas e servidores fizeram uso da palavra para prestar suas homenagens e dar o último adeus ao ex-parlamentar. Ao término, o corpo foi conduzido para o sepultamento.

Veja mais fotos do ato fúnebre

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem