Defesa do SUS é foco do debate da Plenária Municipal de Saúde de Vila Nova

Fonte: ASCOM/Cidades na Net

Os profissionais de saúde de Vila Nova do Piauí participam nesta segunda-feira, 20, da Plenária Municipal de Saúde, evento que faz parte da etapa municipal da 17ª Conferência Nacional de Saúde.

A Plenária foi realizada pela Prefeitura Municipal e Secretaria de Saúde através do Conselho Municipal de Saúde e com o tema “Garantir Direitos e Defeitos o SUS, a Vida, a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”.

De início, a secretária de Saúde, Kátia Leila fez a abertura e declarou aberta a plenária.

Representando o prefeito Belim, o secretário de Educação, Flávio Sousa fez o uso da fala.”Que todos possam ter uma boa conferência hoje e que a gente possa aproveitar e colher os frutos da palestra do Átila que está aqui para repassar mais conhecimentos”.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Dayro Coutinho fez a leitura do regimento da Plenária de Saúde e falou da importância do evento.

“A gente sabe que um momento como esse tem sua importância, tem sua necessidade, momento esse que a gente consegue de forma democrática ouvir a nossa população e ouvir os seus anseios”.

Na sequência, o assessor e consultor técnico em Saúde Pública, Átila Araújo ministrou sua palestra, o foco foi a defesa do SUS e a garantia dos direitos de promoção à saúde pública para todos os cidadãos, como ele destaca em entrevista.

“Essa temática como é nacional nós temos que trabalhar ela nos municípios e ela se pauta na defesa dos direitos que nós temos como cidadãos brasileiros em ter o SUS universal, integral e e equanime e essa proposta é para que a população possa entender que é um direito e que podem sugerir democraticamente propostas que podem melhorar a nível municipal, estadual e nacional. Vila Nova está de parabéns porque trouxe propostas bem interessantes “.

Ao término da palestra, aconteceu a divisão dos grupos pelos seguintes Eixos: I – O Brasil que temos. O Brasil que queremos; II – O papel do controle social e dos movimentos socias para salvar vidas; III – Garantir os direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; IV – Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.

As propostas dos grupos foram apresentadas e apreciadas, depois foram definidos os delegados que representarão o município a nível estadual, são eles: Jenicleide (representando a gestão), Francisca Agrícola e Marcos Antônio (representantes dos usuários) e Mikaela (representante da Sáude).

Todos os participantes foram certificados e ao final foi servido um lanche.

Mais imagens:

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem