Chá da tarde incentiva o aleitamento materno em Vila Nova; veja fotos



O mês de agosto é dedicado à atuação em prol do incentivo à amamentação através da campanha Agosto Dourado. Neste contexto, a Prefeitura Municipal de Vila Nova do Piauí por meio da Secretaria de Saúde, realizou uma ação de moblização na tarde desta quinta-feira, 18.


O chá da tarde aconteceu no Ponto de Cultura Cidade Poesia e teve como público-alvo, gestantes e mães de crianças entre 0 a 6 meses. O momento foi mediado por profissionais da saúde municipal, o enfermeiro Dayro Coutinho, a nutricionista Aurileia Paiva e a fonaudióloga Mauriceles Macedo.


Os profissionais falaram sobre a amamentação tirando dúvidas, ensinado técnicas, cuidados e posições. Ressaltaram a importância nutricional e fisiológica do aleitamento exclusivo até o sexto mês de vida do bebê e demais questões ligadas à primeira infância.


Por lá, as mães vila-novenses também contaram com diversas atividades: teatro de fantoches sobre a importância do aleitamento materno, paródia com o tema “amamentação” e atividades de beleza; esmaltação das unhas, feitura da sobrancelha e desfile com brindes recebidos.


Ao Cidades na Net, o enfermeiro Dayro destacou a importância do momento de moblização com as mulheres.

“É de muita valia um momento como este onde a gente traz os conhecimentos da mais diversas áreas da Atenção Básica, do cuidar equanto equipe primária da Atenção Básica de Saúde. Então a gente mobiliza em agosto estas ações de incentivo ao aleitamento materno que faz parte da campanha Agosto Dourado”.


A nutricionista Aurileia Paiva menciona que a promoção de momentos de intervenção são importantes para que as futuras mães adquiram conhecimentos sobre o próprio corpo e a maternidade. “Amamentar não é fácil, então é importante que a mulher se prepare durante a gestação, por isso que nós fazemos estes eventos, para que as mulheres tenham menos dúvidas e dificuldades quando o momento chegar”.


A fonoaudióloga Mauriceles Macedo explicou à nossa redação que a amamentação tem ligação direta nas questões ligadas à respiração, sucção, mastigação, deglutição, expressão facial e articulação da fala da criança, por isso o chá da tarde foi oportuno.


“Hoje a gente falou sobre a importância que a amamentação tem no processo de desenvolvimento da fala e deglutição da criança, bem como os malefícios da mamadeira para o bebê. Sempre ressalto que as mães devem valorizar momentos como este que a Saúde organiza porque ajuda elas a terem informações. Outro ponto é que nosso município é um dos poucos da região que faz os testes da orelhinha e da linguinha, que são importantíssimos para diagnóticos de problemas de saúde”.

Também participaram da mobilização os profissionais da Equipe Multiprofissional de Saúde, da Estratégia em Saúde da Família e técnicos da Secretaria de Saúde.

Confira mais imagens:


1

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem