Mais de 84 mil eleitores podem ter título cancelado no Piauí



A última fase do recadastramento biométrico no Piauí termina nesta terça-feira, dia 06, abrangendo municípios como Paquetá, Jaicós, Paulistana, Acauã, Simplício Mendes, entre outros. O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) em exercício, desembargador Sebastião Ribeiro Martins, alertou os eleitores das 42 cidades abarcadas por essa fase, que ainda não fizeram a biometria, que compareçam ao Cartório Eleitoral ou posto de atendimento da sua Zona Eleitoral para realizar o procedimento.
Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), colhidos no final da segunda-feira, dia 05, mostram que dos 2.336.420 eleitores piauienses, 84.217 ainda não haviam realizado o recadastramento biométrico, pouco mais de 3%.
O procedimento é obrigatório, assim, o eleitor que não comparecer terá o título cancelado e não poderá votar nas Eleições de 2018, como alertou o presidente do TRE-PI em exercício.
Para realizar o recadastramento biométrico o eleitor deve comparecer ao Cartório Eleitoral ou ao Posto de atendimento da sua Zona levando o título eleitoral e os originais e cópias de documento de identidade com foto e do comprovante de endereço.
Ao todo, mais de 96% dos eleitores do Piauí já tiveram suas impressões digitais registradas na Justiça Eleitoral para participar do pleito de outubro, é um dos maiores índices do Brasil. A biometria garante uma maior segurança no pleito, coibindo qualquer fraude.
Desde a sua gradual implantação em 2008, sete estados já concluíram a biometria de seus eleitores. São eles: Alagoas e Sergipe, que cadastraram todos os seus eleitores na biometria até 2012, Amapá e Distrito Federal, que terminaram o processo em 2014, e Goiás, Tocantins e Roraima, que finalizaram o recadastramento no ano passado. Roraima concluiu o cadastramento e está em processo de homologação para cancelar os eleitores que não compareceram.
Fonte: Meio Norte

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem