Com chuvas de fevereiro, Barragem de Piaus eleva volume de água para 10,69%, aponta DNOCS

Imagem: ReproduçãoBarragem está com 10,69% de sua capacidade.(Imagem:Reprodução)Barragem está com 10,69% de sua capacidade.
A Barragem de Piaus, localizada na divisa dos municípios de São Julião – PI e Pio IX, responsável pelo abastecimento de 25 mil moradores de cinco cidades da região subiu seu volume de água após as intensas chuvas do mês de fevereiro.
De acordo com diretor geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS, o piauiense Djalma Policarpo, nessa segunda-feira, 26 de fevereiro, Piaus se encontra com pouco mais de 11 milhões de metros cúbicos de água, o que equivale a 10,69% de sua capacidade máxima.
Vale lembrar que no início do ano o reservatório se encontrava operando no volume morto com apenas 3% de sua capacidade.
Mesmo registrando aumento no volume de água, a situação do reservatório ainda é crítica. Segundo o DNOCS, o ideal seria acima de 50 milhões de metros cúbicos. A expectativa é  que os meses de março de abril também sejam chuvosos e assim a barragem aumente ainda mais o volume de água.
A capacidade total do açude é de aproximadamente 105 milhões de metros cúbicos de água.



As fortes chuvas que, por enquanto, caíram no mês de fevereiro fizeram a 
Barragem de Piaus sair de 3% para 8% de sua capacidade em água armazenada, segundo levantamento do DNOCS. No entanto, o racionamento no abastecimento deve continuar.
Chuvas de fevereiro elevam o volume de água na Barragem de Piaus. Saiba quanto aumentou!

A Barragem de Piaus, localizada na divisa dos municípios de São Julião – PI e Pio IX, responsável pelo abastecimento de 25 mil moradores de cinco cidades da região, subiu seu volume de água após as intensas chuvas do mês de fevereiro.
Imagem: Rocilio Ribeiro RochaBarragem Piaus - a marca na parede indica o quando o reservatório secou.(Imagem:Rocilio Ribeiro Rocha)Barragem Piaus - a marca na parede indica o quando o reservatório secou.
As fortes chuvas fizeram pequenas barragens dos municípios de Fronteiras e Pio IX transbordarem e toda a água, segundo informação de funcionários da Agespisa, desembocam na barragem.
Conforme um funcionário da empresa terceirizada que trabalha numa estação de tratamento próximo ao reservatório, a água despejada em Piaus, com as últimas chuvas, fizeram o volume do reservatório subir pouco mais de quatro metros. Um acúmulo considerável diante do quadro ameaçador que a população estava vivendo.

Segundo o último levantamento do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, o DNOCS, feito antes das chuvas, o reservatório de Piaus estava com apenas 3% de sua capacidade e operando no volume morto.
A capacidade total do açude é de aproximadamente 105 milhões de metros cúbicos de água.
Fonte: Portal É Notícias

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem