Chuvas começam; Inverno promissor em Vila Nova e região!

Inverno começa animador em 2018, com mais de 100 milímetros de água.

As chuvas até sábado 27 de janeiro, animam os agricultores, pecuaristas e a população do Município de Vila Nova do Piauí, na região de Picos, no Semiárido Nordestino.


Até então, as chuvas caídas no pequeno município do semiárido piauiense, foram chuvas localizadas, pois, têm partes do município com mais e outras com menos intensidade de chuvas. Assim sendo, ainda não caracterizam o inverno. Existe possibilidade de bom inverno.


Na zona urbana da “Cidade-Poesia” abrangendo um raio de 05 Km que envolve algumas localidades rurais, as chuvas atingiram 123 milímetros de água, conforme informação da sindicalista Antonia Maria Leal, que tem um pluviômetro em sua propriedade rural, Baixa da Roça.

Com a chegada das chuvas, começa a captar água os pequenos açudes, barreiros e cisternas. Exemplo do açude do Retiro, que estava praticamente vazio há mais de 05 anos.


O açude do Retiro existe há mais de 100 anos. Começou como “Barreiros” da “Família Sabino”. Tornou Açude Público Municipal a partir de 1983 e 1993 através dos “Serviços das Emergências” do Governo Federal, Estadual e Municipal.


As chuvas, além da captação de água para as pessoas e os animais(pastagens), também oportuniza a lavoura agrícola, proporcionando assim, a melhora de vida da população de Vila Nova do Piauí e dos municípios da região.


A reportagem ressalta que, até o momento vem se concretizando a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia(INMET). “Que as chuvas esperadas para a região de Picos – PI em 2018 atinjam a média de 600 milímetros de água. A expectativa do volume representa um “bom inverno” segundo o meteorologista Eugênio Lopes, já que em anos anteriores, o índice foi pouco mais de 300 milímetros.


Reportagem Portal Vila Nova Notícias
Fotos: Equipe RR

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem