VILA NOVA | Oficinas e palestras marcam mais uma etapa de execução do projeto de combate à gravidez na adolescência

VILA NOVA | Oficinas e palestras marcam mais uma etapa de execução do projeto de combate à gravidez na adolescência

Direcionados pela temática: “Gravidez na adolescência, um desafio social”, o Conselho Tutelar executa a segunda parte do projeto, nos dias 06, 07 e 13 de novembro, em parceria com a Prefeitura Municipal, que tem como prefeito Edilson Brito e com o apoio das secretarias municipais de Saúde (Almerinda) , Assistência Social (Ana Carolina) e Educação (Edinete), do município de Vila Nova do Piauí.
No dia 06/11, segunda- feira, às 13h 30min, no Cine Cultura, centro de Vila Nova, aconteceu  palestras e oficinas, onde a enfermeira Shirleny expôs sobre exames preventivos e o Dr. Gerônimo falou sobre os métodos contraceptivos. No segundo momento de conversas com os adolescentes das escolas: Sabino Gomes de Lima, escola municipal e alunos do Luiz Ubiraci de Carvalho, colégio da rede estadual, Dr. Roberto Henrique proferiu a sequência de palestras falando sobre Doenças Sexualmente transmissíveis.
O momento foi de muita interação entre os adolescentes e os palestrantes, pois o público alvo fez várias perguntas, assim sanando suas possíveis dúvidas, através de conversas descontraídas com profissionais da saúde.
No dia 07/11, terça-feira, as ações continuaram pela manhã no povoado São João Batista, lá aconteceu oficinas e palestras com as temáticas relacionadas à gravidez na adolescência.
As mesmas ações da sede foram realizadas no povoado, com temáticas sobre Métodos Contraceptivos, atividade educativa sobre DST’s, sexualidade e exposição do material que é utilizado no exame de citologia e os tipos de Métodos Contraceptivos. Os palestrantes foram Dr. Gerônimo, Dr. Roberto e a enfermeira Shirleny. Participaram também, apoiando e ajudando o enfermeiro Dayro, juntamente com os técnicos de enfermagem: Janderson, Marcilene e Evangeslista.
Finalizando a execução de mais uma etapa do projeto, ainda na terça-feira, dia 07 e nesta segunda-feira (13), às 13h, no Cine Cultura, na sede de Vila Nova, aconteceu palestra com o tema: “A busca da identidade”, conduzida pela psicóloga Rosana, e logo após as palestras foi feita a exibição do filme, ‘Os garotos da minha vida’. Para o público das Escolas Sabino Gomes de Lima, Luiz Ubiraci de Carvalho (ambas na sede) e Zacarias Manoel da Silva do Povoado São João Batista.
O filme retratar a história de Beverly D’Onofrio (Drew Barrymore), uma garota que vive em uma cidade do interior dos Estados Unidos e sonha em chegar à universidade e tornar-se uma escritora. Porém, seus planos são subitamente interrompidos quando, aos 15 anos, ela fica grávida de Ray Murphy (Steve Zahn), um motoqueiro que conheceu há apenas poucas semanas. Com medo de que sua filha se tornasse mãe solteira, os pais de Beverly a obrigam a se casar com Ray e abandonar os estudos para cuidar da criança. Mas Beverly não desiste de seu sonho e, após enfrentar alguns erros e obstáculos, busca enfim realizá-lo.
Ao final de mais uma etapa, Elisângela Silva, presidente do Conselho Tutelar de Vila Nova, fez uma explanação do evento durante os três dias.
“Realizamos oficinas, visitamos as escolas e exibimos filme relacionado ao tema durante essa semana de realização do projeto. Nosso intuito principal é a prevenção dos nossos adolescentes, para que não tenham gravidez precoce. Considero muito proveitoso o nosso evento, pois contamos com uma ótima parceria entre as secretarias de educação, saúde e assistência social. Conseguimos transmitir o nosso recado aos adolescentes e as famílias dos mesmos, porque o objetivo maior do nosso projeto é orientar a família sobre o diálogo, sobre a importância de se conversar sobre a sexualidade na família. Agradeço a participação de todos os envolvidos que proporcionaram juntamente com nós, conselheiros Tutelares a execução desta etapa do projeto”, pontou.
O referido projeto está com a culminância prevista para acontecer no final do mês de novembro, quando serão apresentados os resultados das ações desenvolvidas durante todas as etapas do mesmo.
Veja fotos dos três dias:

FONTE: ASCOM PMVN

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem