Em Vila Nova, Saúde e NASF direcionam ações à saúde do homem em alusão ao ‘Novembro Azul’. Veja fotos!

Em Vila Nova, Saúde e NASF direcionam ações à saúde do homem em alusão ao ‘Novembro Azul’. Veja fotos!

A exemplo do ‘Outubro Rosa’, iniciativa que marcou as ações de cuidado com a Saúde da Mulher, o mês de novembro é destinado para a conscientização da importância com a Saúde do Homem. Nesse sentido, a Prefeitura Municipal de Vila Nova do Piauí, que tem como prefeito: Edilson Edmundo de Brito, através de ações conjuntas entre a Secretaria de Saúde e o Núcleo de Apoio a Saúde da Família – NASF, realizaram na manhã desta segunda-feira, 06, uma blitz educativa com foco na preservação do câncer de próstata.
A Blitz aconteceu em pontos estratégicos, onde se concentram vários homens, a exemplo do novo posto de combustível que está sendo construído na cidade poesia. Lá a equipe multiprofissional, atendeu cerca de 60 homens e orientou os em relação a prevenção do câncer de próstata, realizou avaliação nutricional (peso e altura), e fez pedidos de exames de sangue, inclusive o PSA- Prevenção da Próstata.
A ação em alusão ao ‘Novembro Azul’, contou com a presença e realização da equipe do NASF, composta pela coordenadora da equipe, a nutricionista Auriléia Paiva, as fisioterapeutas Samanda Barbosa e Micaela Rocha, e os enfermeiros do Programa Saúde da Família, Shirleny e Dayro.
A Secretária de Saúde Almerinda Luz, destacou em conversa com a Ascom, a importância de cuidar da saúde do homem. “Se eles não vem até a equipe da saúde, nós vamos até eles; aproveito para parabenizar e agradecer o empenho e a iniciativa da minha equipe, estão de parabéns”, disse.
Pelas redes sociais, os profissionais que participaram da ação, falaram como foi realizar a blitz educativa.
“Foi um momento maravilhoso e riquíssimo, pois conseguimos conversar com vários homens e sensibilizarmos da importância de prevenir o câncer da próstata”, destaca a enfermeira Shirleny.
“Agradecemos ao público atendido pela recepção, na ocasião orientamos 60 homens e solicitamos vários exames de rotina. Notamos que 90% do público atendido estão a muitos anos sem realizarem tais exames. Se o homem não vem a UBAS, a UBAS vai até o homem”, pontua também o enfermeiro Dayro.
A coordenadora do NASF, Aurileia Paiva explica, que o diagnóstico precoce do câncer de próstata é um dos benefícios que leva a cura, porém é preciso romper com o preconceito que atrapalha a prevenção e incutir nos homens a importância da conscientização e informação sobre o tema. “É fundamental que os homens estejam atentos a sua saúde e sinais do organismo para observarem qualquer alteração e sintomas, e não hesitarem em procurar um médico para esclarecer dúvidas e realizar o exame anual de prevenção. Façamos parte dessa luta”, declara.
Durante todo o mês de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde, estará realizando ações, palestras e conscientizando os homens da importância do cuidado a saúde.
Veja mais fotos:






FONTE: ASCOM PMVN - FOTOS: WHATSAPP

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem