Vilanovense representa o Piauí, em Encontro Nacional do Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente em Brasília

Com o intuito de fortalecer e multiplicar a política dos Direitos da Criança e dos Adolescente nas três esferas (Municipal, Estadual, e Distrital), o Fórum Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – (FNDCA), realizou durante os dias 18, 19 e 20 de outubro um grande encontro em Brasília.
O encontro reuniu cerca de 50 participantes, entre representantes dos Fóruns DCAs, entidade filiadas e adolescentes, que debateram o fortalecimento do controle social e as estratégias para a efetivação das políticas infanto-juvenis no Brasil. Do Piauí, duas adolescentes foram enviadas pelo Conselho Estadual da Criança e do Adolescente – CEDCA-PI. Para representar o Estado.
A adolescente Heloísa Ramos Silva, do município de Vila Nova do Piauí, é uma das duas participantes do encontro. Heloísa tem sido orgulho para Vila Nova e todo o Piauí. Desde que foi escolhida na Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente na cidade Poesia, ela passou pela Conferência Estadual dos DCA e foi também indicada para representar o Estado junto com mais nove participantes na 10ª Conferência Nacional da área que aconteceu no ano passado, em Brasília.
Com seu talento, conhecimento e exemplo de adolescente que teve seus direitos assegurados pela a família e pelo Poder Público na cidade poesia, ela tem se destacado e mais uma vez representa o seu Município e seu Estado na luta por direitos.
Por telefone a adolescente que é uma assídua leitora de livros e que sempre estudou nas escolas públicas do município relatou o que foi proposto no encontro. “Os debates propostos pela metodologia do encontro discutiram acerca do tema: “Sistema de Garantia de Direitos: Como Garantir os Direitos Humanos para Crianças e Adolescentes frente a um cenário de crise político-econômica?  E foi de extrema importância a nossa participação para levar os problemas do Estado e debater melhorias para todos nós” destacou Heloísa.
Heloísa se sente orgulhosa e disse que é uma grande responsabilidade debater estratégias para a elaboração das políticas infanto-juvenil junto com demais adolescentes. “É imensurável o prazer de representar o meu município, o meu estado. Espero satisfazer as expectativas de todos que confiam em mim”.
A gestão do prefeito Edilson Brito deu total apoio para a ida de Heloísa á Brasília. “A Heloísa é fruto das políticas públicas educacionais, culturais e de garantia de Direitos das Crianças e Adolescentes que o município tem feito nos últimos anos em Vila Nova. Estratégia esta que nossa gestão tem continuado e os frutos são visíveis. É uma alegria ter a Heloísa em Brasília dialogando e nos representando. É isso que que nos orgulha e nos motiva a trabalhar, parabéns grande Heloísa, você vai longe” Disse o prefeito Edilson Brito.
De acordo com Heloísa, em paralelo ao evento do Fórum, aconteceu também o I Encontro dos adolescentes das redes nacionais filiadas a REDLAMY (Rede Latino Americana e do Caribe de Crianças e Adolescentes).
Fonte: ASCOM PMVN / Foto: Whatsapp Heloísa Ramos

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem