Social realiza ações com as gestantes no 3º e 4º dia da VII Semana do Bebê em Vila Nova do PI

Social realiza ações com as gestantes no 3º e 4º dia da VII Semana do Bebê em Vila Nova do PI

A VII Semana do Bebê segue a todo vapor em Vila Nova do Piauí. No 3º e 4º dia de atividades, a Secretaria Municipal de Assistência Social realizou ações com as gestantes do município. A ação aconteceu no auditório do Centro de Referência de Assistência Social –CRAS, e reuniu a equipe da secretaria, o gestor Edilson Brito, secretários municipais e dezenas de mulheres que tiveram vários momentos de aprendizagem e orientações sobre as responsabilidades maternas.
A psicóloga, Dra. Rosana Macedo, proferiu uma palestra sobre o papel de uma mãe na vida de uma criança e como ela tem que lidar com o filho (a), casa, marido, trabalho e outras funções social que exerce.
“A maternidade é desejada e vivenciada por muitas mulheres e considerada um evento especial em suas vidas. Há diversas razões pelas quais uma mulher deseja um filho: para satisfazer a expectativa do seu meio social, por realização pessoal e/ou do casal, ou ainda, para tentar melhorar o relacionamento em seu casamento. Entretanto, a maternidade requer responsabilidade, compromisso, amor, grandes doses de paciência, muita energia física e mental, doação, capacidade de dar e receber afeto e foi sobre isso que debatemos com elas nas atividades da semana do Bebê” pontua a profissional.
Além da roda de conversa houve momentos de partilha, dinâmicas, fotos que serão entregues as gestantes, lanche e até lembrancinhas.
O prefeito Edilson Edmundo de Brito, PTB, participou das atividades e ressaltou o compromisso da gestão em garantir a sobrevivência e o direito à vida. “Investir em ações como estas é garantir o direito à vida, e a Prefeitura apoia e investe nas gestantes do município”. Lembrou o prefeito que citou que além das palestras e ações preventivas, Vila Nova é um dos poucos municípios que custeia exames de ultrassonografia para as gestantes e faz todo acompanhamento necessário.
A primeira dama e secretária de Assistência Social, professora Ana Carolina, que organizou e participou também das atividades do 3º e 4º dia, falou da importância das ações junto as gestantes. “A Semana do Bebê é uma importante semana de mobilização social para o desenvolvimento de nossas crianças. A prefeitura na pessoa de Edilson Brito tem apoiado atividades que garantem os direitos dos pequenos. Durante a semana toda a equipe de governo se mobiliza para realizar ações lúdicas, de saúde e de educação. É uma alegria ter o contato com estas gestantes e poder contribuir com o desenvolvimento da gestação saudável. Agradecemos o empenho de toda equipe que está organizando a VII Semana do Bebê”, disse.
Além dos nomes já citados também estiveram presentes nas ações a secretária de Educação, Edinete Brito, a secretária de Saúde Almerinda Luz, a secretária de Cultura Marli Veloso, que reforçaram os objetivos da semana do bebê, em suas falas no evento.
Esteve participando ainda a Assistente Social Cleide Leal, a Coordenadora do CRAS, Jenicleide Alaíde, e as funcionárias da SEMAS, Kedjanes e Jaiane.
As gestantes avaliaram as ações como de suma importância para a gestação e na captação de orientações pertinentes a gravidez.
Veja mais fotos:

FONTE: ASCOM PMVN
FOTOS: JOTA FERREIRA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem