Saúde e NASF promovem ações do ‘Outubro Rosa’ em Vila Nova do Piauí; veja fotos

Saúde e NASF promovem ações do ‘Outubro Rosa’ em Vila Nova do Piauí; veja fotos

Com o objetivo de chamar a atenção para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e colo uterino, a Secretaria Municipal de Saúde de Vila Nova do Piauí, que tem à frente a secretária Almerinda Luz e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, que tem como coordenadora a nutricionista Aurileia Paiva realizaram na noite da última segunda-feira, 16, no Ponto de Cultura Cidade Poesia, ações em alusão a campanha nacional ‘Outubro Rosa’.
Com total apoio e realização da Prefeitura Municipal, cerca de 50 mulheres, que participam das aulas de Aeróbica com a professora de Dança, Taynara Oliveira, fizeram avaliação nutricional, aferição de pressão arterial, verificação de peso, altura e cintura e tiveram orientações através de palestras com as fisioterapeutas do NASF, Samanda Barbosa e Mikaella Rocha, que chamaram a atenção do público presente sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e colo uterino, que, quando diagnosticado precocemente, oferece mais chances de um tratamento adequado e cura.
De acordo com Aurileia, prevenir é sempre o melhor remédio. Ela destaca ainda que o município de Vila Nova tem sido exemplo na imunização desses agravos. “A campanha é em outubro quando intensificamos as ações, mas Vila Nova é exemplo de prevenção a esses agravos da saúde da mulher e com essa ação fortalecemos ainda mais a prevenção e o diagnóstico”. Disse a nutricionista que avaliou o evento como positivo.
Almerinda salientou que a gestão municipal tem focado e valorizado estas ações. “Investir na prevenção de saúde pública é necessário e eficiente, estamos na luta, juntos com todas as mulheres vilanovenses apoiando está causa”, pontuou a secretária.
Ao final da ação houve um sorteio de brindes entre as mulheres e foi oferecido um lanche. Além da secretária de Saúde, Almerinda Luz, e das palestrantes, estiveram presentes a enfermeira Helena Shirleny, a diretora da Ubas Kátia Leila, a técnica de enfermagem Evangelista, mulheres de diversas idades e demais profissionais da saúde.
Veja mais fotos:

FONTE: ASCOM PMVN

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem