Em Vila Nova do PI, Secretaria de Saúde implanta Prontuário Eletrônico e capacita profissionais para uso do sistema inovador

Em Vila Nova do PI, Secretaria de Saúde implanta Prontuário Eletrônico e capacita profissionais para uso do sistema inovador

Médicos, agentes comunitários de saúde, enfermeiras, técnicas de enfermagem e equipe multi profissional do NASF, do município de Vila Nova do Piauí receberam durante todo o dia desta terça-feira, 11, treinamento para utilização do Prontuário Eletrônico do Cidadão na Atenção Básica, que está em fase de implantação no município. O treinamento foi conduzido pelo assessor técnico dos programas federais do Ministério da Saúde, Antônio Fernandes.
Vila Nova é um dos primeiros municípios da região do Vale do Guaribas a implantar o Prontuário Eletrônico-PEC, sistema inovador de informatização.
O prefeito Edilson Brito  participou do treinamento junto aos profissionais e em entrevista, destacou os benefícios que a implantação do prontuário no município trará para todos.  “Acesso rápido às informações de saúde e intervenções realizadas; melhoria na efetividade do cuidado e possível redução de custos com otimização dos recursos, além de aprimorar e automatizar o processo de envio de informações da Atenção Básica para o Ministério da Saúde, impactando na qualificação dos sistemas de informações. Ou seja, a implantação do prontuário eletrônico traz benefícios, ao mesmo tempo, para a gestão, profissionais de saúde e cidadãos” disse.
O Prontuário Eletrônico do Cidadão é uma plataforma digital ofertada gratuitamente pelo Ministério da Saúde, que reúne o histórico, os dados e os resultados de exames dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), atendidos na Atenção Básica.
O sistema permite a verificação, em tempo real, da disponibilidade de medicamentos ou mesmo o registro das visitas de agentes de saúde, melhorando o atendimento ao cidadão. A transmissão 100 por cento digital dos dados da rede municipal à base nacional possibilita, ainda, que o Ministério da Saúde confira online como está sendo investido o dinheiro do SUS na saúde do brasileiro.
Segundo a secretária municipal de Saúde, o objetivo é acabar com o prontuário em papel. “Com esse sistema teremos acesso a todo atendimento da Saúde que for feito de forma mais ágil e eficiente. No primeiro dia de utilização do novo prontuário na UBAS da sede, já estamos sentindo as melhoras que o sistema oferece”, explica.
O Prontuário Eletrônico vai permitir integrar o controle das ações, promover a correta aplicação dos recursos públicos, obter dados para o planejamento do setor e, principalmente, propiciar a ampliação do acesso e da qualidade da assistência prestada à população, tornando o atendimento mais eficiente.
     
Por ASCOM MUNICIPAL/Iago Sousa

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem