Cooperativa distribui mudas de caju, hidro gel e calcário para cerca de 60 sócios em Vila Nova do PI



A cooperativa Mista Agropecuária e Apícola de Vila Nova do Piauí participa do Programa Viva Semiárido, projeto desenvolvido pela Central das Cooperativas do Estado do Piauí – COCAJUPI e conseguiram 25 mil mudas de caju anão precoce, acompanhados de hidro gel, e 430 toneladas de calcário para correção do solo dos beneficiados.  Ao todo 57 sócios foram beneficiados com a ação onde receberam nesse primeiro momento 7.500 mil mudas de caju, calcário e mais o hidro gel.
O projeto implantado em Vila Nova é fruto de muito esforço e luta do ex-presidente da COMAVINP e diretor da COCAJUPI, o atual vereador Adelino Oliveira. “Foram enormes as batalhas e através de muito estímulo e luta conseguimos defender a bandeira dos direitos dos cooperativistas”, disse.
A distribuição aconteceu durante os dias 25 e 26 de fevereiro. Para a realização da distribuição do calcário a COMAVINP solicitou através de ofício ao prefeito municipal máquinas de grande porte. O prefeito Edilson Brito através da Prefeitura Municipal de Vila Nova deu todo suporte e enviou caçamba e  enchedeira para transportar o produto até as propriedades dos mesmos. “Nossa luta é pelo povo, parabenizo a Cooperativa pela iniciativa e me coloco a disposição de todos vilanovenses”, disse o prefeito sobre a participação de Vila Nova no programa Viva Semiárido.
Marcelino Leal, presidente da Cooperativa, destacou a atuação da Entidade em defesa dos sócios. “Nós conseguimos 25 mil mudas de caju, mas devido à estiagem e a falta de chuva apenas 7.500 mudas foram distribuídas; são muitas as conquistas da Cooperativa e estamos em busca de mais recursos e melhorias que garantam o desenvolvimento do homem do campo, unidos somos mais forte”, disse.
A cooperativa tem como presidente, Marcelino Leal da Silva, secretário Reinaldo Jovelino da Silva e conta com Francisco José Leal (Chico Dedé) ADRS (Agente de Desenvolvimento Regional Sustentável).
O projeto Viva Semiárido da COMAVINP tem acompanhamento técnico do ADRS Chico Dedé, da Empresa Nossa terra de Picos, desde elaboração, cadastramento e diagnósticos familiares, inseridos no projeto, além do acompanhamento técnico no campo, também na organização da cooperativa, na realização da documentação da entidade e sócios com a mesma.




Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem