Alface dá sono? Como escolher e conservar? Vamos falar sobre a verdura mais consumida no Brasil

A alface lisa é rica em cálcio e potássio. A americana é rica em fibras e vitamina C e a romana também tem bastante vitamina C. Já a alface roxa possui antocionina, antioxidante que combate os radicais livres.

                                                          Foto: reprodução Google

Alface: a rainha de todas as saladas! A verdura mais popular do Brasil tem uma lista de benefícios que você provavelmente não conhece.

No Bem Estar desta quinta-feira (9), a nutricionista Lara Natacci conta que alface, água e ar não são a mesma coisa. Aliás, alface pode ficar uma delícia se você usar o tempero na medida, sem exagero. E será que a alface dá sono mesmo? Mito ou verdade? Agrônomo e pesquisador da Embrapa, Fábio Suinaga, especialista em hortaliças, fala sobre a melhor forma de escolher e conservar as verduras.

Saiba mais

As alfaces mais consumidas no Brasil são a crespa e a americana. Alface não gosta de calor, nem de água dentro do maço. A umidade da geladeira também prejudica as folhas.

Alface dá sono? Sim. A alface tem lactucina, uma substância presente no talo, que tem efeito calmante. Alface engorda? Cada 100 gramas de alface têm 16 calorias. Segundo Lara Natacci, a alface não engorda, o problema são os molhos usados para dar sabor, que costumam ser bem calóricos.

Propriedades nutricionais: a alface lisa é rica em cálcio e potássio. A alface americana é rica em fibra e vitamina C e a romana também tem bastante vitamina C. A alface roxa possui antocionina, antioxidante que combate os radicais livres.

Quando preparada na pressão ou imersa em água, as verduras perdem muito ferro e potássio. Se a pessoa tem carência de ferro, melhor consumir a verdura crua. Se a pessoa tem insuficiência renal, melhor consumir a verdura cozida porque dessa forma ela tem menos potássio, prejudicial para estes doentes, que têm dificuldade de eliminar o mineral.

Como conservar a alface? Lave as folhas e enxugue-as bem, com uma centrífuga, papel toalha ou pano de prato limpo. Guarde num recipiente plástico e forre com papel toalha no topo, o que vai amenizar a umidade da geladeira.

Além de ter poucas calorias, a alface é rica em fibras. Lembrando que verduras cruas preservam mais os nutrientes.
Vejam abaixo uma ótima opção de molho saudável e prático para usar nas saladas.

Molho de tomate base


Ingredientes – 1 kg de tomate italiano maduro sem pele e sem sementes, 1 ramo de salsão, 1 cebola média picada, 1/2 cenoura média picada e 4 dentes de alho.


Modo de preparo – Coloque todos os ingredientes em uma panela com água suficiente para cobrir. Deixe ferver por aproximadamente 10 minutos. Bata no liquidificador todos os ingredientes cozidos até que fique um molho bem homogêneo e depois peneire a mistura. Volte para o fogo, tempere com sal, pimenta do reino e deixe ferver até ficar na consistência desejada.

Vale lembrar que o tomate é rico em substâncias que combatem o câncer e radicais livre.



Fonte: G1/ Bem Estar

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem