HALLOWEEN: Como surgiu esta data comemorativa?


Todo os anos, no dia 31 de outubro, véspera do dia de todos os santos, é celebrada em todo o planeta a festa comemorativa do Halloween. A data é comemorada com mais intensidade nos Estados Unidos, mas outros países de todos os continentes adotaram a data.

Acredita-se que o Halloween surgiu há mais de 2.500 anos entre o povo Celta. Os componentes desta comunidade acreditavam que no último dia do verão (31 de Outubro), os espíritos saiam do cemitério para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros.

Como era considerada uma festa Pagã, foi extremamente proibida na Europa durante a Idade Média, sendo que a data acabou ficando conhecida como Dia das Bruxas. Aqueles que comemorassem a data eram perseguidos e condenados a morte pela Inquisição que os queimavam em fogueiras.

Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de novembro).

No Brasil, a data chegou através de influência norte-americana, principalmente através de filmes, desenhos animados e seriados. Os religiosos condenam a comemoração, pois de acordo com eles, as imagens valorizadas no Halloween são negativas e contrárias à pratica do bem.

Fonte: Maciel Sousa com Informações do Portal Sua Pesquisa

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem