UESPI está entre as quatro melhores universidades estaduais do Nordeste

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) foi eleita a 4ª melhor estadual do Nordeste no Ranking Universitário da Folha (RUF), publicado ontem, 19 de setembro. A instituição avançou cinco posições em apenas dois anos. O Ranking Universitário da Folha – RUF, é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pela Folha desde 2012. Ao todo são avaliadas 195 universidades brasileiras.

Foto: Reprodução 
De acordo com o estudo, a UESPI avançou ainda 44 posições em apenas dois anos, em relação às melhores universidades do país, passando a ocupar a 100º posição. Para o reitor, Nouga Cardoso Batista, as melhorias nos indicadores da instituição é uma conquista que envolve o trabalho em conjunto de todos aqueles que dão vida à UESPI e fazem a instituição crescer e se desenvolver, sendo isso um reflexo do esforço e da dedicação de professores e técnicos de todos os campi do Estado. 

“Todo esse trabalho, toda essa nota obtida nesse ranking, deveu-se realmente a um trabalho árduo dos recursos humanos da universidade, o corpo técnico administrativo, o corpo docente que cada vez mais tem desenvolvido além das suas atividades acadêmicas em sala de aula e também intensificado ações de extensão e pesquisa, de incentivo à internacionalização da nossa universidade”, declara.


Para a vice-reitora da instituição, Bárbara Melo, a UESPI recebe esse resultado com enorme alegria, mas pontua que isso já era esperado. “Tudo isso aconteceu em função do trabalho coletivo, planejado, focado que toda a equipe que compõem a administração superior tem feito”, pontua.

Com a nota geral de 42,05, a instituição agora também se configura entre as melhores universidades estaduais do Brasil, ocupando a 13ª posição. “Se levarmos em consideração apenas as Universidades Estaduais, a UESPI ocupa o 13º lugar, dando um enorme destaque ao Estado do Piauí que, definitivamente, posiciona sua Universidade Estadual no rol das melhores do país”, acrescenta. A subida no ranking, em todos os critérios avaliados pelo RUF, se dá, sobretudo, por conta de melhorias na pesquisa, ensino, internacionalização, mercado de trabalho e inovação, principais indicadores levados em conta durante a avaliação.

Gráfico_RUF 19.43.52

Segundo ainda o reitor, a melhoria de Projetos Pedagógicos dos cursos da UESPI, implicou a subida de 23 posições de 2014 para 2016. Além disso, o trabalho da instituição em fomentar pesquisas, trouxe como consequências avanços nos Programas de Pós-Graduação e Editais de Pesquisa e Iniciação Científica, o que representou um avanço de 40 posições nos últimos 3 anos. Durante os dois últimos anos, a UESPI ascendeu três posições no que corresponde aos indicadores de mercado de trabalho. No quisito internacionalização, se destacam as parcerias com instituições de outros países com Inglaterra, Canadá, Espanha, Bélgica e México que trouxeram diversos pontos positivos e possibilidades de ampliação de pesquisas já desenvolvidas na UESPI.

Ao longo dos últimos anos, a universidade está empenhada em atrair investimentos que ainda serão integralizados na análise de 2017. “Considerando ainda que com a finalização do sétimo Plano de

Desenvolvimento Institucional – PDI, que iniciará sua vigência em janeiro de 2017, a UESPI criou o cenário ideal de articulação com a comunidade acadêmica, com a sociedade e com o Governo do Piauí. Espera-se nos próximos anos o maior salto de qualidade em seus 30 anos de história”, avalia o reitor e acrescenta: “a orientação e apoio do Governador Welington Dias para a realização de uma gestão democrática e participativa, com diálogos interinstitucional com todos os segmentos estaduais, nacionais e internacionais, o foco no planejamento participativo e com sólidas bases técnicas, dão o toque final da atual administração para a receita de futuro promissor de nossa instituição”.

Fonte: Assessoria de Comunicação – UESPI/ Canabravanews

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem