Rodrigo Maia é o novo presidente da Câmara dos Deputados, veja!

Deputado comandará a Casa nos próximos sete meses, no chamado mandato-tampão

Foto: Gustavo Lima / Câmara dos Deputados/Divulgação


Após uma sessão que durou cerca de seis horas, parlamentares decidiram que o novo presidente da Câmara dos Deputados será Rodrigo Maia (DEM-RJ). Maia venceu Rogério Rosso (PSD-DF) no segundo turno da votação, pelo placar de 285 a 170 votos, que adentrou a madrugada desta quinta-feira. O deputado comandará a Casa nos próximos sete meses, no chamado mandato-tampão, que vai durar até fevereiro de 2017.

Rodrigo Maia, 46 anos, filho do ex-prefeito do Rio de Janeiro Cesar Maia (DEM), nasceu em Santiago do Chile, no dia 12 de junho de 1970, durante o exílio de seu pai. Ele integra um bloco informal dos chamados governistas independentes. Além do DEM, fazem parte do grupo PSDB, PSB e PPS. Maia está em seu quarto mandato consecutivo como Deputado Federal pelo Democratas.

No início da gestão Temer, Rodrigo Maia foi cogitado para a liderança do governo na Câmara, mas acabou preterido em favor do líder do PSC, André Moura (SE). Integrante da "tropa de choque" de Eduardo Cunha, o deputado sergipano foi uma imposição do Centrão, bloco parlamentar informal formado por 13 legendas a favor do impeachment de Dilma Rousseff.

Maia foi indicado por Eduardo Cunha para relatorias importantes durante seu mandato, como a da reforma política.

Fonte: Zero Hora

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem