Prefeito Arinaldo Leal empossa novos conselheiros tutelares; Veja fotos


Após falta de energia e sobre muita chuva, foi assim que o prefeito de Vila Nova, Arinaldo Leal, empossou na noite desta quarta-feira (13) os novos conselheiros tutelares de Vila Nova, além dos seus respectivos suplentes. A cerimônia foi realizada no auditório da Câmara de Vereadores.  Os eleitos atuarão pelo período de quatro anos (2016 a 2020).
A posse dos novos conselheiros tutelares de Vila Nova foi acompanhada pelo Vice-prefeito Adão Frutuoso, pelos vereadores Roberto Moura, Antônio Tiago, Severo Sousa, Bibia de Benicio, Mauro Leal secretários municipais, além de familiares dos conselheiros e suplentes.
A cerimonia foi conduzida pela vice-presidente do CMDCA, Jenicleide, e organizada pela secretaria de Assistência Social Cícera Geovania.
Na ocasião, Arinaldo destacou a felicidade em dar posse aos cinco novos conselheiros, por terem sido escolhidos de maneira transparente e direta pelos cidadãos vilanovenses para serem, a partir de agora, os garantidores dos direitos de crianças e adolescentes da Cidade. “Vocês recebem hoje a missão delegada a vocês pela população em cuidar e proteger as nossas crianças e adolescentes, agradeço também aos ex-conselheiros que encerram seus trabalhos hoje e espero contar com a força e o trabalho ativo dos novos”, relatou o chefe do Executivo.
O prefeito ressaltou a importância do conselheiro tutelar. “A tarefa é fazer com que a nossa criança e adolescente seja protegido. Que a violência, a agressão, enfim, tudo aquilo que vai contra os direitos dos menores não aconteça. Mas, se acontecer, haverá uma equipe pronta e preparada para fazer valer seus direitos”, concluiu.
Os eleitos para atuarem no Conselho Tutelar de Vila Nova são: Ironeide Isabel da Luz, Elizângela da Silva Lima, Maria Imaculada Leal Sousa, Maria Eliésia de Jesus Sousa e José da Silva Leal. Todos receberam o termo de posse e a certificação.Foram empossados ainda como suplentes dos conselheiros: Euzebia de Sousa Lima e Elisete Elisa da Luz.
DSC_2649.JPG
Todos os conselheiros empossados discursaram e demonstraram interesse e preparação para atuar em defesa das nossas crianças e do adolescente.
DSC_2621.JPG
A secretaria Cicera Geovania, também falou e fez uma retrospectiva da criação do conselho em Vila Nova até esse momento: “Desde 2001 criamos o Conselho Tutelar de Vila Nova do Piauí, que tem se consolidado como um órgão que busca o equilíbrio quanto a representação de efetividade dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, e exerce através da política de atendimento voltada a criança e ao adolescente o seu papel. O Conselho Tutelar aqui do município é destaque no tocante da sua estrutura, onde é contemplado com mobiliário adequado, telefone/fax, computadores, impressoras, transporte próprio e ambientes apropriados para atendimentos individuais e coletivos, parabenizamos os novos e nos colocamos a disposição para o que for preciso”. Concluiu a gestora da pasta.
O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional. Tem a responsabilidade de garantir, proteger e defender os direitos dessa população. Exerce, ao mesmo tempo, a vigilância para proteção da infância e a própria proteção de direito, apurando as denúncias de violações.
Os conselheiros tutelares desenvolvem várias habilidades, como a interação com indivíduos, famílias, organizações, poder público e a comunidade em geral. Tais atividades devem ser desenvolvidas livres de preconceitos, atitudes discriminatórias, respeitando o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) em defesa da população infanto-juvenil.
Os novos conselheiros tutelares de Vila Nova do Piauí foram escolhidos pela população no dia 04 de outubro de 2015, durante a eleição unificada que aconteceu em todo o Brasil. O objetivo do novo formato de eleição do Conselho Tutelar foi de assegurar maior participação popular na escolha. Os recursos necessários e utilizados para a realização do primeiro processo de escolha unificado de conselheiros tutelares foram custeados pela prefeitura municipal.
DSC_2667.JPG
A vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Jenicleide Alaide de Sousa, ressaltou que um Conselho Tutelar forte e atuante faz a diferença as crianças e adolescentes. “A responsabilidade que temos é grande. Quando assumimos esse papel, devemos estar cientes da função que vamos desempenhar e declarou empossados”, diz.
Após a cerimonia de posse foi oferecido um coquetel pela secretaria de assistência social.
Autor: Radialista Iago Sousa
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Vila Nova do Piauí
Fotos: Jota Ferreira


Postagem Anterior Próxima Postagem