MDA discute Plano Nacional de Inovação da Agricultura Familiar no Piauí

O Secretário Francisco Limma fez uma breve apresentação e falou sobre as potencialidades do Piauí


O representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário(MDA),Jean Pierre Medaets, se reuniu na Embrapa nesta quinta-feira(30) com representantes da SDR,Emater,MPA,Fetag e outros orgãos ligados com questões que envolvem homens e mulheres do campo,para discutir o Plano Nacional de Inovação da Agricultura Familiar. Além de apresentar o plano,também foram discutidas ações e o Programa Oficina de Concertação..

Segundo o representante do Ministério,o grande objetivo da oficina é unir forças para criar um ambiente onde os conhecimentos e as tecnologias desenvolvidas pela Embrapa sejam compartilhadas. "Para o MDA o conhecimento da tecnologia para a inovação da agricultura familiar é fundamental para o avanço da melhoria da qualidade de vida dos agricutores e agricultoras familiares", afirmou o consultor.

O secretário Francisco Limma fez uma breve apresentação e falou sobre as potencialidades do Piauí citando o trabalho das associações, câmaras e entidades representativas de produçõe,s como de mel e caju e do projeto que envolve o investimento na Piscicultura e avaliou a importância do Plano de Inovação para o estado, impulsionando a pesquisa e buscando ampliar o conhecimento do médio e pequeno agricultor. "Sabemos que sem o técnico presente no campo e sem condições de comercialização dos produtos,não avançaremos,por isso o governo do estado apoia esta iniciativa que visa unir representantes do município,estado e governo federal para uma discussão ampla e para o acompanhamento permanente das ações definidas na agenda de trabalho proposta pelo ministério" disse o secretário.

A oficina de Concertação,que está sendo desenvolvida em todos os estados do país e vai debater a caracterização da agricultura familiar no estado e a identificação de gargalos e ações em curso no Ensino,Pesquisa,Ater e Organizações da Sociedade Civil.

Além do secretário Francisco Limma e o diretor da Agricultura Familiar,Antônio José Pereira,também participaram do evento o chefe-geral da Embrapa Meio Norte,Luiz Fernado Leite e representantes do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia,Movimento dos Pequenos Agricultores e Delegacia do Desenvolvimento Agrário.

A Oficina de Concertação deverá ser realizada no Piauí, em setembro de 2015.

Fonte: CCOM
Postagem Anterior Próxima Postagem