Município de Vila Nova realiza a VI Conferência Municipal de Saúde


Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro

Com o tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro” o Conselho Municipal de Saúde e a Prefeitura Municipal de Vila Nova do Piauí, através da Secretaria Municipal de Saúde, estão promovendo hoje, dia 17 de junho, 

a VI Conferência Municipal de Saúde no ponto de Cultura Cidade Poesia. 

Durante o encontro, estão sendo debatidas as propostas, representada pelos usuários do Sistema Único de Saúde/SUS, e avaliação da situação da saúde pública, onde estão tendo propostas sobre as diretrizes para melhorar a qualidade dos serviços. 

Os eixos temáticos abordados na Conferência Municipal são Atenção Básica;Gestão da Saúde;Programas de Saúde

O prefeito Arinaldo Leal em sua fala, na abertura, destacou os avanços e apontou melhorias na saúde pública: “Nós crescemos muito, nesse período, temos dois médicos residindo no município, um dentista residindo aqui também, temos três postos de saúde sendo reformados e ampliados nas localidades Cacimbas, São Carlos e na Sede, duas UBS, uma no povoado São João Batista e outra na sede, temos uma equipe de profissionais competente, capacitada, com planos de carreiras e salários dignos. Quanto às dificuldades podemos elencar as falhas no SUS, quantidade insuficientes de recursos”.

O prefeito também apresentou uma novidade: “Estaremos implantando em Vila Nova, um sistema de Informação Digital, inclusive seremos pioneiros, aquele senhor que tem vários problemas, que não podem tomar medicamento a, medicamento b, quando chegar para ser atendido, no ato do atendimento vai ter um histórico daquele paciente a disposição dos profissionais, não e fácil a manutenção e o custo da implantação desse sistema, mas é um sonho para nós que vai se concretizar. saúde e educação sempre foram prioridades no meu governo” finalizou 

Dra Milena Leal, 1ª dama, mestre em enfermagem, proferiu palestra sobre Diagnostico Situacional da Saúde Publica de Vila Nova, destacando, os números de consultas, atendimentos, recursos e gastos com a saúde publica do município, alem de mostrar números que elevam o município a 100% na qualidade da saúde pública e conquista de dois Selo Unicef.

Em trecho de sua fala, ela destaca: “A Conferência Municipal de Saúde é o mais importante ato de democracia que a saúde pública promove. Além de reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do SUS para garantir a saúde como direito humano, promove a cidadania com a presença popular. Aproveito a oportunidade e apresento a mais nova contratada pela prefeitura através do NASF para o município Dra Mauriceles Macedo fonoaudióloga que ira atender nas terças, quintas à tarde e nas sextas-feiras o dia inteiro. 

Integrou a mesa diretora da solenidade de abertura da conferência, o prefeito Arinaldo Leal; Presidente da Câmara Roberto Moura; a secretária municipal de Saúde, Rosimar Batista; a presidenta do Conselho Municipal de Saúde Ancelma de Jesus; coordenadora da atenção básica, Helena Shirlene, Dr. Pascoal Costa; representante do NUCA, Taynara Oliveira, facilitador dos grupos de discussões acadêmico Dayro, presidente de Previdência própria Wellington Florentino; a secretaria municipal de Educação, Gorete Leal; o representante da secretaria de Cultura, Jhonatas; secretaria de Assistência Social Cicera Geovania. 

O Dr. Pascoal Costa, Médico do Trabalho, Especialista em Saúde Publica e Gestão em Sistema de Serviços de Saúde Publica, realizou uma excelente palestra sobre o tema da conferencia, abordou questões recursos destinados a Vila Nova, atendimentos do SUS para o município, tratou da saúde como direito de todos e como se efetiva uma saúde de qualidade. 

À tarde, cumpre-se a parte final da programação, com os grupos de discussão com o facilitador Dayro Coutinho, levantamento de propostas, plenária, eleição dos delegados e agradecimentos finais.

Estiveram presentes varios profissionais da saúde, usuarios do SUS, os veradores Bibia de Benicio e Mauro Leal e ainda os secretarios Dorgivaldo Lima e Raynere Abreu.

Boa parte da conferencia será veiculada no programa da prefeitura, neste sábado dia 20/06, das 12:00h as 14:00h.

Veja fotos de todos os momentos da conferência:

Image title
Image title
Image title
Image title
Image title
Image title
Image title
Image title
Image title
Image title
Image title
Image title
Image title
Image title
Image title
Image title
Image title
Image title
Image title
Image title
Image title
Image title
Image title
Image title
Image title
Image title
Image title
Image title
Image title
Image title
Image title
Image title
Image title
Image title
Image title
Image title
Image title
Image title
Image title
Image title
Image title
Image title
Image title
Image title
Image title
Image title
Repórter: Radialista Iago Sousa DRT: 1236-PI
Fotos: Radialista Jota Ferreira DRT: 1294-PI
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Vila Nova
Postagem Anterior Próxima Postagem