Escolas municipais de Vila Nova do Piauí realizam malhação do Judas


As escolas municipais, juntamente com os professores e alunos elaboraram e estão executando o projeto: “resgatando a cultura Popular”, com o objetivo de preservar diversas atividades da cultura popular que ao longo dos tempos estão perdendo seus valores. O projeto será executado em varias etapas, trabalhados em sala de aula e na pratica no período de março a junho de 2015.
Malhação do Judas, Literatura de Cordel, Xilogravura, Ervas Medicinais, São Gonçalo, Reisado, Quadrilha, Forró Pé de Serra e Xaxado são algumas das atividades previstas.
Na tarde da ultima terça feira (31/03) as escolas municipais realizaram a malhação do Judas, mostrando ao publico o que foi trabalhado em sala de aula. Valorizando essa cultura que é uma tradição vigente em diversas comunidades católicas e ortodoxas que foi introduzida na América Latina pelos espanhóis e portugueses. É também realizada em diversos outros países, sempre no Sábado de Aleluia, simbolizando a morte de Judas Iscariotes.
Amarração do Judas que recebeu o nome de “Petrolão” em alusão aos escândalos que o país vem enfrentando, recitação de poesias da história do Judas, cercado com comidas típicas da semana santa, gincana, pedidos de jóias (alimentos) com o Judas montado em um jumento e a queimação do mesmo em uma fogueira foram às atividades apresentadas no momento.
“É importante resgatar valores que fortifique os princípios éticos e culturais de um povo” ressalta a professora Antonia Maria coordenadora da SEMED.
v1.JPG
v2.JPG
v3.JPG
v4.JPG
v5.JPG
Fonte: Com informação da Ascom
Publicado Por: Thamirys Zigleya via 180 Graus
Postagem Anterior Próxima Postagem