Arraiá do São João Batista une tradições culturais e protagonismo juvenil

O 13º Arraiá do Povoado São João batista acontece de 18 a 20 de junho.

Autor: Hélder Rocha( ascom@appm.org.br )

Uma das mais belas festas juninas do interior do Piauí acontece no município de Vila Nova do Piauí, localizado a 360 Km de Teresina, no sudeste do estado. Grande parte de seu povo se envolve na preparação e execução de um evento que unem as tradições culturais do povo nordestino e o protagonismo juvenil, por atrair grupos de jovens que “mergulham” de corpo e alma no projeto.
Este ano, acontece a 13ª edição do arriá, trazendo como tema “São João Verde e Amarelo”. A festa é realizada tradicionalmente no povoado São João Batista, que fica a 12 Km da sede do município, por uma estrada totalmente asfaltada. O prefeito de Vila Nova, que também é presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Arinaldo Leal, faz questão de acompanhar de perto todos os preparativos.
selecionadas40.jpg
“Realizamos essa grande festa em parceria com a população, pois faz parte de um projeto educacional e cultural, que visa o fortalecimento da identidade e cultura da região. São meses de trabalho de todos e culmina em uma festa espetacular”, relata o prefeito.
A secretária municipal de Cultura, Marli Veloso, explica que crianças a partir dos dois anos de idade, até os idosos, participam diretamente da festa através dos grupos culturais. “É fantástico o engajamento de todos nos ensaios e nas outras atividades. Chego a me emocionar em ver todos envolvidos, especialmente os adolescentes por serem mais vulneráveis. Olho e não vejo um grupo de dança, mas sim cidadãos em formação através do verdadeiro protagosnismo juvenil”, conclui.
O 13º Arraiá do Povoado São João batista acontece de 18 a 20 de junho. Confira a programação:  
sj.jpg
Fonte: Appm.org.br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem