Cáritas Brasileira Regional do Piauí capacita comissão gestora do P1+2 Programa Uma Terra e Duas Águas!


A Cáritas Brasileira Regional do Piauí, por meio da UGT - Unidade Gestora Territorial de Picos - PI, promoveu na quinta-feira (03/04) no Cine Cultura da cidade de Vila Nova do PI, a capacitação da comissão gestora municipal do P1+2 – Programa Uma Terra e Duas Águas através da Articulação no Semi-Árido Brasileiro(ASA Brasil), proveniente do Governo Federal por meio do MDS - Ministério do Desenvolvimento Social.


Na reunião foi ministrada a capacitação pelo gerente administrativo da FBB – Fundação Banco do Brasil Jefferson Lima, pelos Animadores de Campo: Walison Mineiro e José Almir e ainda a Comunicadora Popular Jucilene Silva. Discorrendo sobre os objetivos, metodologia, cronograma, componentes, tipos de tecnologias do programa P1+2.


Participaram da capacitação, representantes dos municípios de, Alegrete do PI: da Igreja Católica e da secretaria municipal de agricultura; de Jaicós: o STTR e a estudante do curso de pós-graduação de políticas públicas no Semiárido; de Vila Nova do PI: Igreja Católica, STTR e a ACDVN(Associação da RadCom Vila Nova-FM). Consequentemente, membros da Comissão Gestora Municipal do Programa Uma Terra e Duas Águas(P1+2) dos referidos municípios.


A capacitação foi desenvolvida sobre, Apresentação do programa P1+2 TP/MDS, a ser executado nos municípios de Alegrete, Jaicós e Vila Nova do PI, através da Cáritas Brasileira Regional do PI; Articulação e animação dos membros que compõem a comissão gestora municipal; Explanação de metas das ações a ser executadas em cada município; E a disponibilização da comunicação popular de forma libertadora para despertar a consciência da população e transformadora da realidade de convivência no semiárido.


A reportagem ressalta que, haverá o processo de seleção e cadastramento das famílias atendendo aos critérios do MDS, para beneficiar da construção de: cisterna calçadão, barreiro trincheira, barraginhas e barragem subterrânea. Inclusive, desde o ano de 2013 que em Vila Nova do PI, já foram construídas: 15 cisternas calçadão; 07 barreiros trincheira; 10 barraginhas, 39 cisternas de enxurrada e barragem subterrânea, nas comunidades de: Cacimbas, Caninhas, Tanque de Baixo, São José, São Carlos, Serra do Provísio II, Barreirinho e Juazeirinho.


Matéria: Da Redação
Fonte: Reportagem Antonio Manoel
Editor: Robert Kleber
Fotos: Equipe R&R/Ronald Iglésias

Comente pelo Facebook: (Sob sua responsabilidade)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem