Realização da I Feira de Ciências em Saúde em Vila Nova foi um sucesso espetacular!


A secretaria municipal de Vila Nova do PI juntamente com os Agentes Comunitários de Saúde vilanovense, de Alegrete do PI, Campo Grande do PI e de Francisco Santos, promoveram na noite desta sexta-feira (14/03) no Ginásio Poliesportivo da “Cidade Poesia” a I Feira de Ciências em Saúde com brilhantes Palestras e apresentação dos TCC – Trabalho de Conclusão do Curso Técnico de Agentes Comunitários de Saúde, da ETSUS (Escola Técnica do Sistema Único de Saúde). Evento com mais de 300 inscrições e o Cerimonial sob a coordenação de Francineuzo França, Comunicador Social, formado pela Comradio do Brasil.


Inicialmente, formada mesa de honra, composta pelo anfitrião: Arinaldo Leal, prefeito de Vila Nova e presidente da APPM; Dra. Milena Leal, enfermeira e primeira Dama municipal; vereador Antonio Tiago, presidente da Câmara Municipal; Dra. Liana Andrade, coordenadora do curso no território Vale do Guaribas da ETSUS-Escola Técnica do Sistema Único de Saúde; Glauber Macedo, professor da ETSUS; Antonio Claro, representante dos ACS; secretários municipais de Saúde: Venenilson Manoel(Campo Grande do PI); Rosimar Carvalho(Vila Nova); Janaína Alencar(Alegrete do PI); Daniela Leite(Francisco Santos); Pastor Valdemir Sousa, da Assembleia de Deus-local; e ainda fizeram parte os palestrantes: Dr. Gerônimo Manoel, Dra. Auriléia Paiva, médico cubano Dr. Argelio Hernandez Pupo.


Marcaram valiosas presenças, o Dr. Luís José, vice-prefeito de Francisco Santos; secretárias municipais: Gorete Leal(de Educação) e Marli Veloso(de Cultura); coordenadora do PROSAR/PI Núbia Rocha e o estudante Felipe Zé Navez , ainda das professoras Francisca Joseja e Francisca Agrícola. Além de médicos cubanos e profissionais da Saúde de municípios vizinhos, estudantes, vereadores, trabalhadores da Educação municipais e estaduais, enfim, pessoas outras da comunidade vilanovense e de outros municípios.

Na abertura, fizeram uso da palavra, enaltecendo a importância da realização do evento:


O professor Gláuber Macedo; Dra. Liana Andrade; o ACS Antonio Claro; a secretária municipal de Saúde de Vila Nova, Rosimar Carvalho;


O vereador Antonio Tiago, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova; Dra. Milena Leal, Enfermeira e primeira dama de Vila Nova e o prefeito municipal de Vila Nova e presidente da APPM Arinaldo Leal.


Palestra sobre “Gravidez na Adolescência” proferida com altivez e dinamismo pelo médico vilanovense Dr. Gerônimo Manoel, ginecologista e obstetra.


Apresentação do TCC: Trabalho de Conclusão do Curso de Técnico de Agentes Comunitários de Saúde, por Maria das Mercês dos Santos Bento, da Turma de Vila Nova do PI, composta dos ACS: Antonio Claro, Clenilda Lima, Ivanilda Rodrigues, Joana Neta, Josimar Silva, Mª das Mercês,


Apresentação do TCC: Trabalho de Conclusão do Curso Técnico de Agentes Comunitários de Saúde Km 87-Francisco Santos – PI, composta por, Mª José, Edvan, Lena e Luís.


Palestra sobre “Controle de Hipertensos e Diabéticos” ministrada pela Dra. Auriléia Paiva, Nutricionista nos municípios de Vila Nova do Pi e de Francisco Macedo.


Apresentação do TCC: Trabalho de Conclusão do Curso Técnico de Agentes Comunitários de Saúde da Turma de Alegrete do PI, composta pelos ACS: Silvani, Rosa, Vilde, Neta, Carmem Lúcia, Luís, Manoel Valdir, Martinho Pereira, Cícero Adauto e Elisa.


Apresentação do TCC: Trabalho de Conclusão do Curso Técnico de Agentes Comunitários de Saúde da Turma de Campo Grande do PI, composta por: Elisabete, José Luís, Irani, Francisca Alzira, Mª Alda e Francimar.


Apresentação do TCC: Trabalho de Conclusão do Curso Técnico de Agentes Comunitários de Saúde, da Turma conjunta do Povoado Diogo e a da cidade de Francisco Santos - PI, composta pelos ACS: Antonia Zilma, Branco, Cecília, João da Cruz, Maria Janete, Raldinar e Rosa Leal.


Ainda para abrilhantar o evento teve apresentação cultural do Xaxado Mirim de Vila Nova e sorteio de Brindes às Mulheres Idosas presentes, as que não faltam aos eventos e às ACS – Agentes Comunitários de Saúde vilanovenses.


Para encerrar o evento, a estudante Marcliene recitou uma poesia: “Vila Nova/Saúde” e, mais uma vez teve um rápido show musical com a Banda Os Karas de Campo Grande do PI e Vila Nova, que animaram a festividade. 

Fonte: Reportagem Portal Vila Nova Notícias
Colaboração: Equipe JVN RadCom Vila Nova - FM
Editor: Robert Kleber
Edição Fotográfica: ASCOM/Municipal/Jota Ferreira/Marcos Antonio

Comente pelo Facebook: (Sob sua responsabilidade)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem