Vila Nova realiza Conferência Municipal de Assistência Social com sucesso!


A Prefeitura Municipal da Cidade-Poesia, Administração: “Trabalho e Cidadania” por meio da SEMAS/CMAS, promoveram com sucesso e recorde de participantes ativos nesta Terça-Feira (09/07) no Cine Cultura, a VIII Conferência Municipal de Assistência Social com o Tema: “Gestão e Financiamento na efetivação do SUAS”. Considerando a frase: “Antes de partires em busca dos teus direitos, deves examinar até onde cumpriste os teus deveres”-(Andreotti)


O evento iniciou às 7h30 com o credenciamento dos 119 participantes, a Mesa Diretiva foi composta pela, Dra. Milena Leal-1ª Dama e representando o prefeito municipal Arinaldo Leal, ausente por motivo da XVI Marcha dos Prefeitos em Brasília; Profª Elisandra- presidente do CMAS; Dra. Cleide Leal- Assistente Social vilanovense; Dra. Nayane Santos-Psicóloga; vereadores, Antonio Tiago, Bibia, Edilson Brito, Severo Sousa e Luís Acelino; secretários municipais, Cícera Geovânia(de Assistência Social), Gorete Leal(de Educação), Rosimar Carvalho(de Saúde), Luiz Gonzaga(de Agricultura), Jenecleide Sousa(diretora secretaria de Cultura), Josefina Leal- Chefe de Gabinete; representantes de grupos: Caciano Brito(idosos),Lucas Sousa(Crianças), Marisnete Brito(Adolescentes), Marlene Leal Bento(os professores), Gilberto Lima(os trabalhadores rurais) e ainda, das CONFERENCISTAS, Dra. Gilvana Góis e a Dra. Goretti Teixeira, ambas, Assistentes Sociais.


A abertura oficial às 8h30 com as execuções dos Hinos: Nacional, Piauí e Municipal. Em seguida falaram a Dra. Milena “dando boas vindas aos participantes; justificou a ausência do prefeito municipal por se encontrar em Brasília na XVI Marcha dos Prefeitos; a conferência é espaço de participação popular, momento para discutir, debater as políticas públicas de assistência social no município para o município; fiquem a vontade e de já agradecemos a presença de todos”. Em seguida, Cícera Geovânia falou: “agradecendo aos participantes; disse que a assistência social auxilia a educação e a saúde, embora com poucos recursos; os desafios são grandes; desejou bom trabalho fiquem até o final, temos almoço aqui no local e tem o certificado, sintam a vontade”. O vereador Edilson Brito disse: “como representante da Câmara Municipal, saudou a todos e solicitou a participação até o fim da conferência, evento bem representado pela população através do sindicato dos trabalhadores, igrejas”. Concluindo as falas, a Cleide Leal expressou, “que as políticas públicas são de mais responsabilidades da assistência social; a necessidade é grande para desempenhar os serviços, carente de mais profissionais; nosso município já oferta vários tipos de serviços, mas precisamos de mais; tenhamos boas discussões e melhores propostas”.


Em seguida houve apresentação cultural pelo Grupo de Adolescentes vilanovense, para abrir as explanações da Palestra com o Tema da Conferência, muito bem desenvolvida pelas Conferencistas: Dra. Gilvana Granja Góis de Lima, com participação importante da Dra. Maria Goretti Teixeira Alves, ambas, renomadas profissionais qualificadas da Assistência Social.


Na parte da tarde, houve os trabalhos em grupos, discutiram os seis Eixos Temáticos sobre: 1-O cofinanciamento obrigatório da Assistência Social; 2-Gestão do SUAS: vigilância socioassistencial, processos de planejamento, monitoramento e avaliação; 3-Gestão do trabalho; 4-Gestão dos serviços, programas e projetos; 5-Gestão dos benefícios no SUAS; 6-Regionalização.


Após discussões em cada grupo, foram apresentados os resultados, com propostas e recomendações para a Conferência Estadual que acontecerá nos dias 02, 03 e 04/10/2013 em Teresina-PI. Ressalta-se que os Grupos de Trabalhos de cada Eixo Temático, foram coordenadores e relatores: 1-Nayane Santos e Euzébia Lima; 2-Marlene Leal e Antonio Tiago; 3-Francisca Agrícola e Evinha Lima; 4-Gorete Leal e Jasmira Leal; 5-Ivoneide Leal e Elieuza Lima e o 6-Cleide Leal e Edilson Brito.


Finalizando o evento às 17h00, com eleição dos delegados para Conferência Estadual, representantes: Governamental: Eliene Luz e Elisandra de Jesus; Não Governamental: Francineuzo França e Euzébia Lima. Concluindo os trabalhos com entrega de CERTIFICADOS para todos os participantes. VEJA FOTOS ABAIXO:




Fonte: Reportagem da Equipe do Portal Vila Nova Notícias
Redação: Antonio Manoel/Marcos Antonio
Editor: Robert Kleber
Fotos: Jota Ferreira/ASCOM

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem