Realizada Conferência Municipal de Cultura vilanovense com recorde de participação!


A prefeitura municipal de Vila Nova do Piauí sob a coordenação da Secretaria de Municipal de Cultura realizou nesta Quinta-Feira 11/07, das 17h00 às 22h00, no Cine Cultura Cidade-Poesia, a III Conferência de Cultura com tema: “Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura”, com 145 pessoas inscritas com recorde de participação da JUVENTUDE.


Estimulados pela frase de Herbert Sousa que, “Um país não muda pela sua economia, sua política e nem mesmo sua ciência; muda sim pela sua cultura”, foi formada a Mesa Diretora de Abertura Oficial, composta pela Dra. Milena-1ª Dama, representou o Prefeito Arinaldo Leal; Professora Marli Veloso no cerimonial; Conferencista Francisco Pelé-representante da FUNDAC-PI (Fundação de Cultura do Piauí), alguns Vereadores, Secretários Municipais, Representantes: dos professores e da Escola Estadual; dos Grupos: AJA e de Reisado, deram início ao evento com a execução do Hino Municipal.


Para proporcionar um clima animação e descontração houve apresentações culturais, do Grupo AJA- teatro-dança; do Grupo de Jovens “Unidos em Cristo” da Igreja Assembleia de Deus-local com o hino “Bom mais que tudo” e do Grupo Adolescente-Jovens “Flor do Sertão” com o “Xote ecológico”. Antecedendo assim a PALESTRA com objetividade, segurança e instrutiva pelo conferencista Francisco Pelé.


Discorrida a PALESTRA, para preparar os participantes para as discussões dos EIXOS TEMÁTICOS, teve apresentação da Dupla de Repentistas, os poetas, Edmilson Ferreira & João Moura(vilanovense), com os gêneros da cantoria: sextilha, mote sobre o evento e o “Coqueiro da Bahia” sob os aplausos da plateia, principalmente da juventude talentosa e super animada.


Em seguida, a Terceira Idade teve o seu momento também de apresentação de seus talentos por meio do Grupo de Idosos, dando exemplo a juventude de permanência na valorização cultural, bem como, correspondidos pelo Grupo de Jovens de teatro-dança.



Prosseguindo, os participantes dividiram-se em grupos para debater os Eixos Temáticos: 1) Implementação do Sistema Municipal de Cultura; 2) Produção Simbólica e Diversidade Cultural; 3) Cidadania e Direitos Culturais; 4) Cultura e Desenvolvimento. Após discussões rápidas e objetivas, cada grupo apresentou por meio de seus RELATORES as proposições e recomendações a serem encaminhados às Conferências: Estadual e Nacional de Cultura.


Em seguida, houve a escolha dos delegados para Conferência Estadual em Teresina, veja abaixo os delegados eleitos da sociedade civil e do Poder Público e apresentação dos talentos artístico “OS KARAS” com Jailson Leal, Beto Sousa, Wesley Bezerra e Júnior Pereira, agitando a galera juvenil.


Terminando o EVENTO com a entrega de Certificado de Participação na III Conferência Municipal de Cultura vilanovense e entrevistas com o palestrante Francisco Pelé da FUNDAC/PI e Marli Veloso, Secretária Municipal de Cultura, ao Jornal Vila Nova Notícias/RadCom Vila Nova-FM.

Matéria: Reportagem da Equipe Portal Vila Nova Notícias
Redação: Antonio Manoel
Editor: Robert Kleber
Fotos: ASCOM/Jota Ferreira


Comente pelo Facebook:

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem