Encontro entre prefeitos e ministros é marcado por reivindicações no Piauí


Imagem: Gilcilene Araújo/G1
Encontro de prefeitos com ministro em Teresina




















O encontro entre prefeitos do Piauí e ministros foi marcado por reivindicações dos gestores municipais. A reunião aconteceu nesta terça-feira (30) em Teresina. O presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Arinaldo Leal, cobrou uma melhor distribuição da receita, redução da carga previdenciária e ainda a votação imediata da lei de divisão dos royalties de petróleo.

“Boa parte das prefeituras está em dificuldade financeira. Muitas delas estão deixando de pagar a energia para honrar a folha de pagamento dos servidores. Nós cobramos uma melhor distribuição da receita e também a votação da divisão dos royalties porque acreditamos que será uma ajuda”, disse Arinaldo Leal.

Prefeito entrega à ministra documento para a
Dilma Rousseff. (Foto: Gilcilene Araújo/G1)

A ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, esteve no encontro e ressaltou que muitas prefeituras do Piauí têm recursos garantidos pelo Governo Federal, mas deixam de receber porque não apresentam projetos. “É inadmissível a prefeitura não contar com uma equipe técnica para elaborar projetos para a cidade”, disse.

O senador Wellington Dias (PT) também entrou na discussão e disse que o Supremo Tribunal Federal (STF) precisa votar em caráter de urgência a pauta que prevê a distribuição dos royalties de petróleo para os estados não produtores. “Vamos mobilizar o congresso e pedir atenção a essa pauta que a meu ver já está congelando. São recursos que podem ajudar as prefeituras”, disse o senador.

Durante o encontro, o ministro Fernando Bezerra falou dos investimentos do Governo Federal na assistência aos municípios atingidos pela seca. “A presidenta Dilma Rousseff já autorizou um estudo para verificara a possibilidade das águas do Rio São Francisco chegar ao Piauí pelo Rio Parnaíba”, afirmou.

Prefeitos perdem ajuda para enfrentar
problemas nos munícipios. (Foto: Gilcilene Araújo/G1)

O governo federal em parceria com os governos estaduais está promovendo encontros com os novos prefeitos e prefeitas com o intuito de prestar apoio técnico aos novos gestores municipais. Em Teresina, o encontro aconteceu no Blue Tree Rio Poty Hotel.

Estiveram presentes o governador Wilson Martins e os ministros das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, da Integração Nacional, Fernando Bezerra, do Turismo, Gastão Vieira e o das Cidades, Agnaldo Ribeiro. Também foi realizada a ordem de serviço para construção da Barragem de Milagres.

Fonte: G1-PI /Cidades na Net

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem