Esporte: Vilanovense é homenageado em Picos!

Atualizada em 22/08/2012 às 09h38
         Lourival (Lourinho) é o 2º da esq. para direira, sem o uso do uniforme

A Liga Piauiense de Taekwondo comemorou, no dia 29 de julho, um ano de existência com a disputa de um torneio na cidade de Picos. Na oportunidade, uma das figuras marcantes da festa foi a homenagem prestada ao atleta vilanovense Lourival João dos Santos, conhecido popularmente comoLourinho, primeiro professor desta arte marcial, na cidade de Picos. 


Fazia algum tempo que o mesmo não participava de eventos sobre a sua maior paixão. “Fiquei muito emocionado com a consideração e respeito. Agradeço a todos que se entregam de corpo e alma ao taekwondo, e fazem crescer o número de cidadãos que se interessam pelas artes marciais”,disse o homenageado. 

O início do trabalho do professor Lourival remonta da década de 80, quando fundou a academia Raktari que funcionou como trampolim para a divulgação deste esporte na Cidade Modelo. 

Taekwondo (em coreano: ???; AFI: [t??k?w?ndo]) , também grafado tae kwon do, taekwon-do ou TKD, é uma arte marcial que originou um esporte de combate. Hoje em dia, é um desporto difundido em todos os continentes. Nos Jogos Olímpicos de Verão de 1988, teve seu "batismo de fogo", quando foi um esporte de exibição, continuando com este status nos Jogos Olímpicos de Verão de 1992. Em 1993, o esporte foi adicionado ao programa olímpico oficial, integrando o programa a partir dosJogos Olímpicos de 2000.

No Brasil, em julho de 1970, em São Paulo, trazido pelo grão-mestre Sang Min Cho, enviado oficialmente pela International Taekwondo Federation juntamente vieram os mestres: Sang Min Kim, Yeo Jim Kim, Kun Mo Bang, e depois outros como Kum Joon Kwon, Woo Jae Lee, Kwang Soo Shin, Hee Song Kim, Yeong Hwan Park, Soon Myong Choi, Ju Yol Oh, Te Bo Lee, Hong Soon Kang, Sung Jang Hong, entre outros, também se estabeleceram aqui no Brasil, proporcionando um desenvolvimento maior da arte. 

Natália Falavigna, uma das maiores e mais vitoriosas lutadoras de artes marciais do mundo, é a brasileira com maior número de medalhas internacionais no taekwondo em toda história, única atleta no Brasil campeã mundial de taekwondo nas categorias júnior, adulta e universitária. Atualmente, o taekwondo é uma luta muito praticada em varios locais do Brasil.

Fonte: Lourival João dos Santos, Wikipédia.org, Coluna do Professor Francisco de Assis 
Site: www.tvcanal13.com
Imagem: Lays Pereira

1 Comentários

  1. muito feliz por valorizarem,a historia de um esporte e de um homem que lutou muito para realização dos sonhos...de sua grande paixao...olha q eu sou testimunha de sua batalha pois eu convivo cm ele. muito orgulhosa e feliz!!! e Junior e companheiros que fazem a liga piauiense existir muito obrigado...pq alem do profªLourival voces tambem sao muito importante p o TAEKWONDO...

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem