IBGE VISITA VILA NOVA PARA AVALIAR PREJUÍZOS DA ESTIAGEM!


Em virtude da longa ESTIAGEM que vem assolando os municípios piauienses, inclusive Vila Nova e região, o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, fez uma Visita Técnica nesta Terça-feira (24/04) promovendo uma reunião com produtores rurais na Secretaria Mul. de Agricultura com participação além do Técnico de Pesquisa Benedito Rodrigues, agricultores das localidades São João Batista, Abaixado, Caninhas, Retiro, Lagoa Comprida e Serra Velha/Provísio.


Participaram ainda da reunião, Gonzaga Leal-Sec. Mul. Agricultura, Adelino Oliveira-Pres. COOMAVINP, Vereador Adão Frutuoso, Antonio Manoel-ACDVN, entre outros.

O Técnico de Pesquisa do IBGE disse: "A visita tem o objetivo de avaliar os prejuízos causados pela ESTIAGEM nos aspectos de perda da área plantada; da área à colher e da produtividade". O Técnico do IBGE acrescentou ainda que: "O IBGE irá fazer avaliação trimestral, no momento é sobre as culturas do feijão e milho, na próxima visita será sobre a mandioca e o cajú/castanha"-Concluiu Benedito Rodrigues.


Na reunião foram levantados os prejuízos da safra agrícola, com perda de 97% do feijão e 100% do milho. o criatório já está sofrendo, não tem pastagem, os pecuaristas estão vendendo os animais por preços muito abaixo do mercado; um "saco" de 60kg de feijão já custa R$360,00 e não tem! A preocupação é grande tanto em alimentação, quanto a água, é preciso providências a curto, médio e longo prazo para os seres humanos e animais. - Afirmam todos os participantes da referida reunião.


Contudo, foram feitos toda estimativa das áreas perdidas pela ESTIAGEM e, ainda algum dos participantes falou: "NUNCA SE VIU UMA SECA COMO ESTÁ".

Matéria: Produção JVN
Fotos: Jota Ferreira

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem