19 municípios têm mais eleitores que habitantes

13 junho

O Piauí tem 19 municípios com mais eleitores que população. A maioria desses municípios tem um colégio eleitoral pequeno, entre 3 mil e 4 mil eleitores, mas existem casos onde o eleitorado ultrapassa as 9 mil pessoas, como o do município de Nazária, distante 30 quilômetros da capital. É justamente na cidade onde se encontra a maior distorção entre população e eleitorado no Piauí. Em Nazária há 1.048 eleitores a mais que habitantes.

Os municípios de São Fêlix do Piauí e de Bocaina, também se destacam, com 869 e 781, respectivamente, mais eleitores que habitantes.

As informações foram obtidas no site do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) e são referentes ao mês de abril deste ano. De acordo com o corregedor regional eleitoral do TRE-PI, desembargador Valério Chaves, a distorção pode ocorrer por vários motivos, entre eles, a defasagem dos dados populacionais fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que são de 2014, e ainda a transferência de eleitores promovida por pré-candidatos interessados em se eleger naquele município.

“Outra razão é a questão da transferência em ano eleitoral. Você sabe que, às vezes, intensifica muito a transferência de (eleitores) por candidatos interessados em ser votados em certa região, aí transfere eleitores para municípios do seu interesse, aí, isso aumenta o número de eleitores e, às vezes, ultrapassa a população da área do município. Acontece muito isso. E há desencontro de dados também, porque a checagem dos dados do Tribunal demora com os dados do IBGE, isso ocorre”, explica o desembargador Valério Chaves.

Mas o corregedor eleitoral frisa que não como o TRE identificar os casos onde a transferência é ocasionada por ação de pré-candidatos. “São exemplos que a gente está dando, mas ninguém pode dizer que em município tal aumentou porque houve transferência, nós não podemos afirmar isso. Isso são previsões que a gente levanta que podem ocorrer”, ressaltou o desembargador.

O corregedor informou ainda ao Diário do Povo que pode haver alteração nessa lista dos 19 municípios com distorção entre eleitorado e população no Piauí. Segundo ele, até o início de julho revisões eleitorais podem corrigir a diferença. Foi o aconteceu, de acordo com Valério Chaves, com seis outros municípios do estado que também apareciam com mais eleitores que população.

“Em seis já foi feita revisão e essa distorção foi resolvida. Porque o TSE recomenda que nos municípios onde o número de eleitores for superior 80% da população, que os tribunais façam a revisão eleitoral, então, a revisão que houve, foram em Jatobá do Piauí, Aroeira do Itaim, Sebastião Barros, Coivaras, Pau D’arco do Piauí, Novo Santo Antônio”, disse.


Diário do Povo
CURTA ESSA MATÉRIA PELO FACEBOOK: