Avião solar completa etapa entre San Francisco e Arizona, nos EUA

03 maio
                    Movido a energia limpa, Solar Impulse pousa em Phoenx (Foto: Matt York / AP Photo)

O avião "Solar Impulse II", movido a energia solar, concluiu nesta segunda-feira (2) nova etapa de sua viagem de volta ao mundo ao aterrissar em Phoenix, Arizona, nos Estados Unidos, proveniente da área da baía de San Francisco, no litoral da Califórnia, de onde havia decolado horas antes.

Em sua tentativa de se tornar a primeira aeronave exclusivamente movida à energia solar a dar a volta no mundo, o avião aterrissou às 20h55 locais (0h55 de Brasília de terça, 3) em Phoenix, na primeira etapa do trajeto sobre a América do Norte, informou o site do projeto (www.solarimpulse.com).

                     Solar Impulse se aproxima do aeroporto de Phoenix (Foto: Matt York / AP Photo)


O "Solar Impulse II", pilotado por um de seus inventores, André Broschberg, realizou um voo de 15 horas e 55 minutos do aeroporto Moffett, na Califórnia, até o aeroporto Phoenix Goodyear, em um percurso de 1.203 km, sem consumir nenhum tipo de combustível fóssil, apenas tecnologias limpas.

Com esta última etapa, a décima, o avião solar iniciou sua rota americana após completar a travessia pelo Pacífico, que terminou em 14 de abril, quando o outro inventor da aeronave, Bertrand Piccard, aterrissou em San Francisco proveniente do Havaí.

Este projeto procura conscientizar e convencer os governos de todo o mundo a implementarem soluções tecnológicas que permitam a preservação do meio ambiente.

Espera-se que o "Solar Impulse II" continue sua viagem rumo a Nova York, de onde está previsto que viaje à Europa, para depois seguir rumo ao norte da África e Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, onde começou a viagem.



Fonte: G1

CURTA ESSA MATÉRIA PELO FACEBOOK: