Academia de Letras da Região de Picos lança edital para o I Concurso de Crônica



No último dia 01 de março, a Academia de Letras da Região de Picos (ALERP) lançou o edital nº 01/2023, que trata sobre a realização do I Concurso de Crônica, promovido pela instituição. As inscrições já estão abertas e poderão ser feitas até o dia 30 de abril, nas categorias infantojuvenil e adulto.

De acordo com o edital nº 01/2023 publicado pela Academia de Letras da Região de Picos, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do seguinte e-mail: alerpacademia@gmail.com.

Segundo a Alerp, qualquer pessoa poderá participar do concurso com uma crônica, exceto membros da instituição que não podem participar. Na categoria infantojuvenil podem concorrer pessoas de até 17 anos e 11 meses, já na categoria adulto, a partir de 18 anos completos.

A instituição também destacou que o concurso busca incentivar o gosto pela escrita, leitura e produção literária, de modo que, desperte o cronista que existe dentro de cada pessoa.

O concurso tem temática livre e os textos serão julgados por uma comissão julgadora composta por três membros da Alerp ou professores da área de linguagem. O resultado será divulgado no dia 15 de junho de 2023, e a solenidade de premiação acontecerá no dia 30 de junho, no auditório da Alerp, em Picos.
Publicidade



Veja o edital.

Academia de Letras da Região de Picos – ALERP

CNPJ 23.625.254/0001-09

Praça João de Deus Filho, 289, Centro, CEP 64.600-000

Picos – Piauí

I CONCURSO DE CRÔNICA

EDITAL Nº 01/2023

A Academia de Letras da Região de Picos – ALERP torna público a realização do I Concurso de Crônica, conforme normas estabelecidas neste Edital e dá outras providências.

1 – DO OBJETIVO

O I Concurso de Crônica é uma iniciativa da Academia de Letras da Região de Picos – ALERP, a fim de incentivar o gosto pela escrita, a leitura e a produção literária, despertando o cronista que existe dentro de cada pessoa.

2 – DO CONCEITO

A crônica é um gênero discursivo no qual, a partir da observação e do relato de fatos cotidianos, o autor manifesta sua perspectiva subjetiva, oferecendo uma interpretação que revela ao leitor algo que está por trás das aparências, ou não é percebido pelo senso comum. Nesse sentido, é finalidade da crônica revelar as fissuras do real,aquilo que parece invisível para a maioria das pessoas, ajudando-as a interpretar o que se passa a sua volta.

3 – DA PARTICIPAÇÃO

Qualquer pessoa poderá participar, exceto os membros da ALERP;

Cada candidato poderá participar com apenas uma crônica, conforme as categorias:

• Infantojuvenil (até 17 anos e 11 meses)

• Adulto (a partir de 18 anos completos)

4 – DA TEMÁTICA

• Livre

5 – DA INSCRIÇÃO

5.1 – Cada autor poderá enviar somente 01 (uma) crônica, que deverá ser inédita no meio impresso e configurar criação original, utilizando um PSEUDÔNIMO. Ao inscrever-se neste concurso, o candidato declara que o texto enviado é de sua própria autoria e assume a responsabilidade plena por eventuais acusações de plágio e violação de direitos autorais, que configura crime previsto no art. 184 do Código Penal.

5.2 – A inscrição é gratuita e poderá ser realizada no período de 01 de março de 2023 a 30 de abril de 2023, somente por meio do endereço eletrônico: alerpacademia@gmail.com.

5.3 – Podem se inscrever no I Concurso de Crônica qualquer pessoa, exceto os membros da ALERP.

5.4 – A crônica deverá ser enviada em formato doc (Word), fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,0, entre parágrafos 1,5. Não se deve exceder o limite de 02 (duas) páginas no tamanho A4 (margens superior, inferior, esquerda e direita de 2 cm). No mesmo arquivo, após a crônica, é obrigatório a inclusão do PSEUDÔNIMO.

5.5 – O candidato deverá enviar 02 (dois) arquivos: 01 (um) com o texto (crônica) assinado com o PSEUDÔNIMO sem o nome do autor; o outro com a ficha de inscrição com os seguintes dados:

FICHA DE INSCRIÇÃO

a) Categoria:

b) Nome completo do(a) autor(a):

c) Data de nascimento:

d) Endereço completo:

e) Título da crônica:

f) Pseudônimo utilizado:

g) E-mail:

h) Telefone (whatsapp):

6 – DO JULGAMENTO

Os textos serão apreciados por uma Comissão Julgadora composta por 03 (três) membros da ALERP ou professores da área de Linguagem, e esta terá plena autonomia de julgamento, não cabendo recurso às suas decisões. Serão selecionados três crônicas e classificadas em 1º, 2º e 3º lugar em cada categoria.

7 – DA PREMIAÇÃO

7.1 – Serão premiados os 1º, 2º e 3º colocados com troféus, um kit de obras literárias e um livro (Antologia) com os textos classificados e os demais inscritos no concurso, que será publicado pela ALERP através do site www.clubedeautores.com.br.

8 – DO RESULTADO

8.1 – O resultado será divulgado no dia 15/06/2023 no site www.alerp.com.br.

8.2 – A solenidade de premiação ocorrerá no dia 30 de junho de 2023, no auditório Des. Edvaldo Moura, na sede da ALERP, na praça João de Deus Filho, 289, centro, Picos-PI.

9 – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

9.1 O preenchimento da ficha de inscrição, por parte do candidato, por si só, constitui instrumento de plena aceitação, por parte do concorrente, das normas estabelecidas.

9.2 – Todos as crônicas classificadas serão publicadas em um livro da Academia de Letras da Região de Picos – ALERP, divulgadas no site www.alerp.com.br e nas páginas das redes sociais. O ato de inscrição autoriza o uso da crônica pela ALERP, após divulgados os resultados, sem ônus, para fins de divulgação em publicações, materiais e eventos da instituição, desde que citada a autoria.

9.3 – Não será aceita nenhuma forma de plágio. Caso seja constatada alguma fraude, ou o descumprimento das regras desse Edital, o participante será desclassificado.

Picos (PI), 01 de março de 2023.

Francisco de Assis Sousa
Presidente da ALERP

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem