VILA NOVA | Comissão do Selo Unicef promove Balada #PartiuMudar e cria o NUCA

0

A Comissão Intersetorial pelos Direitos da Infância e Adolescência, promoveu na noite da última sexta-feira, 04/05, no Ponto de Cultura Cidade Poesia, em Vila Nova do Piauí, a Balada #PartiuMudar. O evento marcou também a criação do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA).

Logo na abertura, que teve início às 19h, a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Ana Carolina e a articuladora da edição 2017-2020 do Selo Unicef, Marli Veloso, falaram aos presentes sobre a criação do NUCA, bem como das políticas públicas vila-novenses desenvolvidas em favor dos adolescentes.


Marli Veloso – “A nossa luta é pela garantia dos direitos das crianças e adolescentes e não exatamente a busca do Selo. A conquista deste, é em síntese consequência de tudo que o município já desenvolve em prol do seu povo. O que a gente quer mesmo é ser feliz e como articuladora local, coloco me à disposição para contribuir em mais uma edição do Selo Unicef’, disse.

A adesão ao Selo Unicef, aconteceu em junho 2017, quando o prefeito Edilson Brito e o presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes-CMDCA, Jhônatas Araújo, assinaram um termo de adesão a edição 2017-2020. Na época o gestor escolheu a secretaria de Cultura, Marli Veloso para ser a articuladora e a dançarina Taynara Oliveira para ser a mobilizadora do selo no município.


Após as falas de abertura, a adolescente Tayanara Oliveira, apresentou a proposta das ações do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), bem como destacou o papel da criação de um novo núcleo para dar suporte aos adolescentes.


Em seguida foi criado o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes – o NUCA. Cerca de 30 adolescentes entre 12 aos 17 anos de idade, integram o grupo. Não bastante a criação do NUCA, cerca de dez crianças, manifestaram durante o evento o desejo de integrar o grupo. A articuladora Marli Veloso atendeu a solicitação e criou também o que ela chamou de “NUQUINHA”.


O evento contou com apresentações culturais de capoeira com o grupo Ginga Nova e o professor David, dança e teatro com o AJA, dirigido pelos professores Edilberto e Marcilene. Houve ainda sessões de fotografias e a Balada #PartiuMudar.


O prefeito municipal Edilson Brito (PTB), a secretária de Educação, Edinete Brito, de Saúde Almerinda Luz, representantes do Conselho Tutelar, diretores de Escolas e demais autoridades que compõe a gestão “Trabalho e Compromisso”, estiveram presentes.


“O município de Vila Nova já é destaque no quesito de selos UNICEF, a cidade já possui uma marca de três selos e agora vamos em busca do quarto”, ressaltou o prefeito.

#PartiuMudar


O momento contou ainda com uma roda de conversa, mediada pelo jovem Flávio Sousa, que também é vereador do município.


O NUCA, mesmo antes da criação realizou uma campanha midiática, incentivando os jovens a participação na política. Um mutirão de jovens foram levados nesta segunda-feira, ao município de Padre Marcos, para a emissão do título de eleitor. A iniciativa visa promover a conscientização sobre a importância do voto e a participação na vida política entre adolescentes de 14 a 17 anos. Para isso, amplia a discussão sobre temas como democracia, sistemas políticos, minorias e o papel da mídia na democracia.

A ação integra o projeto #PartiuMudar – Educação para a Cidadania Democrática no Ensino Médio, que é fruto de uma parceria entre o UNICEF, a Justiça Eleitoral e as Escolas Judiciárias Eleitorais (EJEs).

FONTE: ASCOM  PMVN
Com adaptações da redação.
Fotos: ASCOM PMVN

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)

#buttons=(Aceitar) #days=(20)

Nosso site usa cookies para uma melhor experiência Leia mais
Accept !