Gestão de Edilson Brito realiza palestras e mais de 100 exames em prol da saúde do homem em Vila Nova do PI; fotos

Gestão de Edilson Brito realiza palestras e mais de 100 exames em prol da saúde do homem em Vila Nova do PI; fotos

A exemplo do ‘Outubro Rosa’, iniciativa que marcou as ações de cuidado com a Saúde da Mulher na cidade poesia, o mês de novembro é destinado para a conscientização da importância com a Saúde do Homem. Nesse sentido, a Prefeitura Municipal de Vila Nova do Piauí, que tem como prefeito: Edilson Edmundo de Brito, através de ações conjuntas entre a Secretaria de Saúde que é gerida por Almerinda Luz e o Núcleo de Apoio a Saúde da Família – NASF, realizaram no final da tarde desta quinta-feira, 23, mais uma ação com palestras e cerca de 100 exames de PSA (Antígeno Prostático Específico), com foco na preservação do câncer de próstata. Centenas de homens participaram da ação especial.
O evento começou às 17h, no Ponto de Cultura Cidade Poesia. Na ocasião houve três palestras. Uma delas foi com o Pediatra Dr. Lucas Carvalho que abordou acerca do câncer de próstata, segundo ele apesar de toda a informação, por uma questão cultural, os homens ainda são resistentes aos exames preventivos.
“Homem confunde o exame de toque prostático com sua masculidade. Mas ele é fundamental. Junto com PSA, eles ajudam a diagnosticar o câncer de próstata”, explicou o médico. Lucas explicou ainda que pior do que fazer o toque prostático é o que vem depois se não houver prevenção.
“Se está só na próstata, tratamento é cirurgia ou radioterapia. Mas se espalhou é quimio, hormônio terapia, para cada paciente é um tipo de tratamento.” O profissional alertou ainda durante a palestra que os sintomas que podem indicar a doença é dificuldade ao urinar, sangue na urina, dores ósseas e dores nas pernas e costas.
Outra palestra foi conduzida pela nutricionista e coordenadora do NASF, Aurileia Paiva, que tratou sobre os tipos de alimentação que podem prevenir o câncer.
Já a assistente social, Jenicleide Alaíde, destacou em sua palestra sobre a violência doméstica, um tema bastante complicado que poucas vezes reúne homens para falar do assunto. “O município não tem índice de violência contra a mulher, mas vai receber no próximo dia 28, um ônibus lilás para atender e orientar as mulheres vilanovenses sobre o assunto”, frisou.
Ao final das palestras, através de um convênio da Prefeitura, foram realizados pelo biomédico e citologista, Dr. Cleidivan Brito, do Laboratório Brito, o exame de próstata PSA (Antígeno Prostático Específico), que é um exame laboratorial. Todos os homens presentes a partir dos 40 anos fizeram gratuitamente os exames.
Durante o evento, a renomada secretária Almerinda Luz, que organizou a ação junto a equipe Estratégia de Saúde da Família, elencou os objetivos do encontro. “Me sinto feliz pela expressiva presença dos homens vilanovenses. Isso prova que estão vencendo os preconceitos e buscando por prevenção e cuidados a saúde. Parabenizo a equipe pela organização dessa ação em prol da saúde do homem”, disse.
O prefeito Edilson Brito, foi um dos primeiros a fazer o exame e em sua fala ressaltou o compromisso da gestão em promover ações que visem a saúde do homem. “Em outubro nós realizamos uma série de ações em prol das mulheres, agora chegou a vez dos homens. Nossa gestão prioriza a prevenção e tem dado toda atenção para a saúde pública, investindo em ações como estas. Contem comigo”, afirmou o gestor, parabenizando a todos envolvidos para a realização do evento.
Dentre outros estiveram presentes, o vice – prefeito, Antônio Tiago; a primeira dama e secretária de Assistência Social, Ana Carolina, a secretária de Educação, Edinete Brito; o secretário de Governo, Erivan Brito; a doutoranda Milena Leal; a 2ª dama Kátia Leila; o enfermeiro Dayro Coutinho; os médicos Roberto Henrique e Gerônimo Manoel, além de técnicas de enfermagem, agentes comunitários de saúde e outros profissionais da saúde.
A CAMPANHA
As ações em alusão ao ‘Novembro Azul’, estão sendo realizadas na cidade poesia, desde o início do mês com blitz, palestras e campanhas de conscientização da importância com a Saúde do Homem. Dentre as ações estão a realização de vários exames nas UBS do município.
O “Novembro Azul” é uma campanha de conscientização, realizada por diversas entidades no mês de novembro, sendo dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata.
O câncer de próstata é o câncer mais comum e a segunda maior causa de morte por câncer nos homens. Conforme informações da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 1.201.619 novos casos e 335.643 óbitos são previstos no mundo pela doença, o que corresponde ao aumento em relação ao ano de 2012 de 9,7% e 9,2%, respectivamente.
No Brasil, a estimativa para este ano é de 61.200 casos novos e cerca de 13.772 óbitos (Segundo tumor que mais mata os homens. O primeiro é o câncer de pulmão). É o câncer mais comum no Brasil (excluindo-se os cânceres de pele) e representa cerca de 4 em cada 10 cânceres que atingem a população masculina brasileira com mais de 50 anos de idade.
Veja mais fotos:

FONTE: ASCOM MUNICIPAL PMVN

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem