Os mitos e as verdades do sono: TV no quarto atrapalha? Café faz perder o sono?

Saiba o que é mito e o que é verdade


                             Como anda o seu sono ultimamente? (Foto:Ilustração)

Dormir bem é fundamental para acordar com disposição para um novo dia. É durante o sono que o processo de aprendizagem se consolida, o organismo repousa, refaz as energias e se prepara para começar tudo de novo, de manhã. O sono é tão importante para a saúde que a Associação Mundial de Medicina do Sono (World Association of Sleep Medicine) comemora a data em mais de 75 países, nesta terça, 21 de março.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) quase 40% das pessoas no Brasil têm dificuldades para dormir. Por isso, o Dr. Alfredo Lara, otorrinolaringologista e um dos especialistas da Clínica de Sono do Hospital CEMA, esclarece alguns mitos e verdades sobre o sono para ajudar o repouso dos brasileiros.

1. Dormir bem é igual a dormir 8 horas MITO. Uma boa noite de sono deve fazer você se sentir plenamente descansado e recuperado ao acordar. O ciclo do sono tem cinco fases, com duração de 90 a 120 minutos; em média, passamos 5 vezes pelo ciclo completo durante uma noite. Mas é importante lembrar que o sono muda durante a vida – os bebês dormem entre 10 e 18 horas/dia, as crianças entre 10 e 12 horas, adolescentes 10 horas em média, enquanto os adultos em geral dormem de 7 a 9 horas e os idosos cerca de 6 horas. “Mais importante do que a duração, é a qualidade do sono”, ressalta o especialista do Hospital CEMA.

2. É preciso dormir mais aos finais de semana para repor o sono MITO. O sono não é uma caderneta de poupança. Há estudos que mostram que para repor uma noite de sono é preciso três noites bem dormidas, imediatamente após. Dormir até mais tarde aos finais de semana não ajuda a repor o sono. Pelo contrário, um dos hábitos saudáveis para dormir melhor é ir para a cama e levantar todos os dias no mesmo horário.

3. As mulheres precisam dormir mais que os homens MITO. Embora se fale muito no sono da beleza (a pele realmente se renova enquanto dormimos), a necessidade entre homens e mulheres é bem parecida.

4. Uma noite mal dormida vai impactar o dia seguinte VERDADE. Cansaço, baixa de energia, falta de concentração, dor de estômago, indisposição geral, aumento dos níveis de pressão sanguínea, aumento do peso corporal, falta de liberação de hormônios sexuais e queda de libido, fraqueza, aumento dos riscos de infarto, derrame e arritmia são apenas alguns dos sintomas que você pode enfrentar durante todo o dia após uma noite ruim.

5. Tomar café à noite não vai te deixar dormir VERDADE. Não só o café, mas refrigerantes com cafeína ou guaraná e mesmo o uso de energéticos e complementos pré-treinos, cada vez mais comuns nas academias, precisam ser evitados.

6. TV no quarto atrapalha o sono VERDADE. TV e qualquer aparelho eletrônico como smartphones, tablets e notebooks são inimigos do bom dormir. O sono é regulado pelo ciclo cicardiano de claro e escuro, por isso é importante desligar a TV e os outros gadgets até 1 hora antes de ir dormir e deixar o quarto escuro durante a noite.

7. Banho quente ajuda a relaxar e dormir melhor MITO. O banho vai elevar a temperatura corporal, e a temperatura ideal para induzir o sono é entre 19º e 20º. “É melhor usar esse truque para relaxar no início da noite e se dedicar às atividades mais tranquilas na hora de ir para a cama, como ler um livro” recomenda o Dr. Alfredo Lara.

8. É mais fácil dormir depois do sexo VERDADE. Os níveis de oxitocina são elevados após o sexo e também ajudam a ter uma boa noite.


Fonte: Viva Mais/Oitomeia

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem