O futuro de cada um depende do local de nascimento, indica estudo

Mapeamento da Universidade do Texas mostra a ocupação do espaço de acordo com o nível educacional

Na mesma cidade, a diferença de níveis educacionais por região / (Foto: Reprodução/ Kyle Walker/ Universidade do Texas)

Um pesquisador da Universidade do Texas distribuiu a população americana em mapas de acordo com o nível educacional. Aqueles que tinham mais anos de estudo foram representados pela cor azul, e os que estudaram menos tempo ganharam coloração vermelha. O resultado evidencia o quanto o lugar onde nascemos interfere no nosso futuro.

Nos mapas, os centros das grandes cidades aparecem pintados de azul, enquanto as zonas rurais e alguns bairros urbanos concentram os pontos vermelhos. As exceções são raras, indicando que os bairros onde há menos oportunidades, e que muitas vezes são os únicos pelos quais as pessoas de baixa renda podem pagar, acabam selando o destino de seus moradores por gerações.

Para Kyle Walker, professor de Geografia, diretor do Centro de Estudos Urbanos da universidade e autor da pesquisa, os mapas reproduzem a segregação educacional e também econômica e racial, barreiras difíceis de serem rompidas para quem busca prosperar pessoal e profissionalmente. A cidade de Nova York, por exemplo, aparece predominantemente azul, mas há concentrações de pontos vermelhos na região do Harlem e de Lower Manhattan.

Os mapas mostram ainda quais as cidades americanas com maior concentração de “cérebros”, pessoas de alto nível educacional que ocupam o topo da cadeia intelectual. A área de São Francisco, onde está boa parte das sedes das empresas de tecnologia, é quase inteiramente azul.


Fonte: Veja/ Oitomeia

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem