UFPI doa 400 livros para biblioteca no aniversário de Vila Nova do Piauí


A Biblioteca Pública Municipal de Vila Nova do Piauí, que leva o nome de um dos mais conhecidos poetas populares do Nordeste, Patativa do Assaré, recebeu um importante reforço no seu acervo. A Universidade Federal do Piauí doou 400 livros, um presente para a cidade que é conhecida como “Cidade Poesia”. A Biblioteca possui um acervo de mais de 12 mil livros e 900 visitas mensais.
Oferecimento:

A cerimônia de doação aconteceu noite desta quarta-feira (16) durante as comemorações alusivas ao 20º aniversário de emancipação político administrativa do município. O reitor da UFPI, Dr. José Arimatéia Lopes, foi representado pela superintendente de Comunicação Social, professora doutora Jacqueline Lima Dourado. Mesmo ausente, o reitor enviou uma mensagem em vídeo para o prefeito Arinaldo Leal e ao município, parabenizando pelos 20 anos do município e pelos investimentos feitos governo municipal em educação e cultura.
DSC_2035
Professora Jacqueline se mostrou encantada pela cidade. “Vila Nova é uma cidade que faz jus à denominação de Cidade Poesia. Me perguntei por que desse nome, e hoje eu entendi. Porque tem poesia em tudo: nos pés dos jogadores de futebol, nos alunos que estudam e receberam essas medalhas como reconhecimento, tem poesia no carinho e vontade de trabalhar das secretárias, de toda a equipe que fazem acontecer esses 20 anos de Vila Nova. Tem poesia na presença e no carinho do prefeito com seu povo. E, o que a gente quer com a doação desses livros, diante desse percentual de leitores que a Biblioteca tem, é contribuir com a educação e com a cultura dessa gente. A Universidade Federal do Piauí se sente extremamente feliz em fazer essa doação”, disse.
DSC_2129
Para o prefeito Arinaldo Leal, a doação dos livros foi um grande presente que o município recebeu no seu aniversário. “Só temos a agradecer a Universidade Federal do Piauí, essa importante e renomada instituição de ensino, por enxergar e valorizar o trabalho que nós temos feito em prol da educação e a cultura da população de Vila Nova, e contribuir conosco através da doação desses 400 livros”, disse. O gestor destacou, também, a contribuição da professora mestre da UFPI, Alcilene Dalilia de Sousa, que é filha de Vila Nova do Piauí.
Durante a cerimônia, crianças e adolescente realizaram um show de apresentações culturais, com danças e coreografias pelos grupos Flor do Sertão, AJA, Ginga Nova, Xaxado Mirim, Babies, entre outras.
DSC_2010
A Prefeitura Municipal realizou, ainda, a entrega de premiações aos alunos vencedores de competições de xadrez, e para os alunos da rede municipal de ensino que se destacaram com as melhores notas ao longo do ano, uma iniciativa que busca reconhecer e estimular os alunos ase dedicarem mais.
DSC_1988
DSC_1970DSC_1954DSC_1934DSC_2037DSC_2141DSC_2098DSC_2092DSC_2058DSC_2051DSC_2056DSC_2043DSC_2045DSC_2027DSC_2011DSC_1983DSC_1986DSC_1966DSC_1969DSC_1934DSC_1937
Fonte: Cidades na Net/Parceiro Portal Vila Nova Notícias
Postagem Anterior Próxima Postagem