SAÚDE: Prefeitura de Vila Nova lança o teste da orelhinha


A Prefeitura Municipal de Vila Nova iniciará nesta quinta-feira (27) das 13:00  as 17:00 horas , a oferta de mais um serviço de saúde à população: o teste da orelhinha. A Triagem Auditiva Neonatal avalia a audição em recém-nascidos e realiza um possível diagnóstico precoce de alterações auditivas.
Poderá realizar o exame na UBAS na sede. O exame será realizado pelo menos uma vez por mês. Para os recém-nascidos de Vila Nova, o agendamento do exame é realizado na Secretária Municipal de Saúde mediante a apresentação da caderneta de vacinação e certidão de nascimento.
O exame será feito pela fonoaudióloga, Dra.Mauriceles Macedo. O teste da orelhinha é rápido, indolor e deve ser realizado no primeiro mês de vida do bebê. Ele é realizado preferencialmente durante o sono do bebê e consiste na colocação de um fone na parte externa do ouvido, onde são emitidos sons de fraca intensidade no canal auditivo e colhe as respostas que a orelha interna do bebê produz.
O procedimento não dura mais do que cinco minutos e não causa nenhum incômodo ao bebê. Em conversa com a secretária municipal de saúde, Rosimar Batista, todas as crianças com até cinco meses poderão fazer o exame. Rosimar nos explica que três testes são necessários para os recém-nascidos como é o caso do teste do Pezinho, teste da orelhinha e o teste do olhinho. O prefeito Arinaldo Leal e a primeira Dama, Dra. Milena, comemoram o lançamento do programa em Vila Nova. 

Autor: Radialista Iago Sousa DRT 1236-PI
Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Vila Nova do Piauí
FOTO: Reprodução internet
Postagem Anterior Próxima Postagem