Energia Eólica: Brasil descobre potencial do Piauí

Empresas de energia estão apostando cada vez mais em energia limpa e renovável, especialmente a eólica, que é gerada através da força dos ventos.

Dados da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica) apontam que já foram instaladas este ano 87 usinas eólicas em todo o país, que somam a capacidade de geração de 2.268,8 MW de energia. Com clima e ventos favoráveis, o Piauí é um dos principais destinos dessas empre
Imagem: Prof. Francisco de Assis Sousa
Estrutura para produção de energia eólica é montada em Marcolândia-PI
Hoje, três grandes complexos eólicos estão em implantação ou em operação no Piauí – são dois no litoral e outro na região da Chapada do Araripe, na divisa do Piauí com Pernambuco e Ceará, região Sudeste do Estado. Juntos, esses projetos terão capacidade de produzir até 1.400 MW de energia até 2016, o que representa mais de cinco vezes a produção de energia da usina de Boa Esperança, em Guadalupe, sul do Estado, que produz em torno de 255 MW de energia, e quase duas vezes o consumo total de energia do Piauí, em torno de 775 MW por ano.

O mais antigo complexo do Estado está situado na região Norte, no Delta do Parnaíba. No local, a Tractebel Energiu já investiu em usina eólica com capacidade para produzir 18MW de energia, o suficiente para abastecer 20% de uma cidade como Parnaíba, que tem 150 mil habitantes, o segundo mais populoso do Piauí. A empresa Omega Energia também implantou um projeto de parque eólico no Delta, com capacidade instalada de 70MW, suficiente para atender uma cidade com 200 mil domicílios.
 Imagem: Prof. Francisco de Assis Sousa
Estrutura faz parte do projeto Chapada do Piauí(Imagem:Prof. Francisco de Assis Sousa)Estrutura faz parte do projeto Chapada do Piauí
Na Chapada do Araripe, por sua vez, o complexo eólico abrange os municípios de Caldeirão Grande, Padre Marcos, Simões, Bethânia, Curral Novo e Marcolândia, onde devem ser gerados inicialmente 416MW de energia. Até 2015, mais quatro parques eólicos devem ser implantados na região. Os investimentos nos projetos da Chapada do Araripe somam o montante de R$ 7 bilhões, com geração de cerca de 3 mil empregos diretos e indiretos.
Imagem: Prof. Francisco de Assis SousaPlaca indentifica a existência do projeto em Marcolândia-PI(Imagem:Prof. Francisco de Assis Sousa)
Placa indentifica a existência do projeto em Marcolândia-PI 
O mais recente complexo de energia eólica no delta foi inaugurado na sexta-feira (14) pela empresa Omega Energia. A primeira fase do empreendimento consumiu investimentos de R$ 300 milhões e deve produzir até 340 MW/h por ano.Foram gerados 900 empregos diretos e indiretos na fase de implantação do projeto. O governador eleito Wellington Dias (PT) esteve presente na inauguração. Ele afirmou que os projetos de energia eólica vão transformar o Piauí de simples consumidor em produtor e exportador de energia. “Na área de eólica já temos em fase de implantação 1.200MW, podendo chegar a 1.400MW até 2016 ou 2017″, disse ele. “Com os leilões de hidrelétricas e de biomassa, poderemos ser auto-suficientes e exportadores de energia limpa”.

Fonte: Jornal Diário do Povo e Francisco de Assis Sousa via Tv Canal 13
Postagem Anterior Próxima Postagem