Dilma Rousseff toma posse do segundo mandato na Presidência da República

A cerimônia começou, após Renan Calheiro declarar aberta a sessão e a banda dos Fuzileiros Navais executar o Hino Nacional.

A presidenta Dilma Rousseff e o vice-presidente Michel Temer tomaram posse às 15h31, no plenário da Câmara dos Deputados, para o segundo mandato. Na presença dos presidentes do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros, da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves, e do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, de autoridades estrangeiras, entre elas, os presidentes do Uruguai, José Mujica, e da Venezuela, Nicolás Maduro, além de ministros de seu governo e outros convidados. Dilma e Temer fizeram o juramento de “manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”.
Imagem: Lula Marques
Dilma Rousseff toma posse do segundo mandato na Presidência da República

A cerimônia começou, após Renan Calheiro declarar aberta a sessão e a banda dos Fuzileiros Navais executar o Hino Nacional. Em seguida, Dilma e Temer fizeram o juramento de compromisso com a pátria e o presidente da Câmara os declarar empossados. A presidenta, o vice, os presidentes do Congresso, da Câmara e do STF assinaram o termo de posse e, então, Dilma iniciou seu pronunciamento.
Imagem: Lula MarquesDilma Rousseff toma posse do segundo mandato na Presidência da República (Imagem:Lula Marques )Dilma Rousseff toma posse do segundo mandato na Presidência da República

Depois do presidente do Congresso encerrar a sessão solene, os dois eleitos e seus acompanhantes seguiram para a presidência do Senado. Antes de deixarem o Congresso, mas já na área externa, eles acompanharam mais uma vez a execução do Hino Nacional pelo Batalhão da Guarda Presidencial. A presidenta passou a tropa em revista e, só então, seguiu no Rolls-Royce para o Palácio do Planalto.
Imagem: Lula MarquesPosse de Dilma Rousseff(Imagem:Lula Marques )Posse de Dilma Rousseff
Durante discurso de posse, Dilma Rousseff afirmou no parlatório do Palácio do Planalto que seu novo mandato será marcado por uma orientação a qual ela se referiu com a expressão “nenhum direito a menos, nenhum passo atrás”. 
Imagem: Willian AugustoPosse de Dilma Rousseff(Imagem:Willian Augusto)Posse de Dilma Rousseff
Imagem: Beto NocitiPosse de Dilma Rousseff(Imagem:Beto Nociti )Posse de Dilma Rousseff
"Hoje depois de 12 anos de governo popular e de grandes transformações, o povo brasileiro tem o direito de dizer como uma orientação para o meu novo mandato: nenhum direito a menos, nenhum passo atrás. Só mais direitos e só o caminho a frente. Esse é meu compromisso sagrado perante vocês. Esse é o juramento que faço perante essa praça. Viva o Brasil, viva o povo brasileiro", discursou a presidente que em seguida, deu posse aos novos ministros de seu Governo.
As cerimônias de posse respeitam o protocolo que foi definido em um decreto de 1972. No país, os servidores públicos devem ser empossados na presença de um superior. No caso do presidente da República, seu superior é o povo, representado pelos deputados federais. Por isso a cerimônia de posse foi realizada na Câmara dos Deputados. Cerca de 1 mil autoridades nacionais e estrangeiras foram convidadas para o evento no Congresso, além de 450 jornalistas credenciados para cobrir a solenidade.
Fonte: Terra
Postagem Anterior Próxima Postagem