Operação carro-pipa: Exército Brasileiro continua o abastecimento de água em Vila Nova do Piauí!



A operação carro-pipa continua o abastecimento de água potável às comunidades rurais do semiárido piauiense através da coordenação do Exército Brasileiro – 25º BC (Batalhão de Caçadores)de Teresina-PI. São sete carros-pipas contratados pelo Governo Federal por meio da Comissão Nacional da Defesa Civil para abastecer aproximadamente 700 famílias da zona rural, cerca de 2.500 habitantes do município de Vila Nova do Piauí.


De acordo com informação da Defesa Civil Municipal, a quantidade de pipas de água para cada pipeiro é o seguinte: Osiel = 52 carradas; Daniel = 55; Aguiar = 52 carradas; Adauto = 52; Duroteu = 53 carradas; Elizeu = 53 e Duda 51 carradas, totalizando 368 carradas de água, cada uma com 8 mil litros, correspondendo a 2 milhões e 944 mil litros de água, para ajudar amenizar os efeitos da estiagem que assola o semiárido do nordeste brasileiro. Mesmo com as chuvas caídas no amanhecer desta segunda-feira(17/11) em Vila Nova e na região, com mais ou menos 20 milímetros de chuvas. Como prosseguiu na tarde desta terça-feira (18/11) com mais 15 milímetros. 


Conforme informações do líder comunitário Adelino Oliveira, representante da Igreja Católica e vice-presidente da Comissão Municipal de Defesa Civil, disse que “neste período de 10 de novembro a 10 de dezembro de 2014, são 368 pipas de água para distribuir às famílias de 47 comunidades rurais e urbana, em 69 cisternas destinadas a receber água e redistribuir às pessoas circunvizinhas nas respectivas localidades”.


Adelino Oliveira acrescenta ainda que ”tem cisterna de algumas localidades que recebe mais pipas com água do que outras, porque depende da quantidade de famílias moram em cada localidade; a comissão municipal de defesa civil, presidida por Gonzaga Leal, secretário municipal de Agricultura, acompanha o processo de distribuição da água, assim como faz também o Exército; Contudo, são atendidas cerca de 700 famílias, aproximadamente 2.500 habitantes de nosso município”. -Relata Adelino Oliveira.

Fonte: Reportagem do Portal Vila Nova Notícias
Fotos: Equipe R&R/Ronald Iglésias
Postagem Anterior Próxima Postagem